Assembleia premia personalidades e movimentos de promoção de igualdade social com o Prêmio Nestor Nascimento

Nesta  sexta-feira (4), aconteceu no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), celebração e reconhecimento aos movimentos e personalidades engajadas na valorização dos negros na sociedade com a entrega do Prêmio Nestor Nascimento, que está na 4ª edição, promovido pela Escola do Legislativo José Lindoso, por meio do Programa Educando pela Cultura, há seis anos.

A premiação entrou no calendário oficial de eventos da Assembleia, por conta de uma Resolução Legislativa de autoria da deputada estadual Therezinha Ruiz (PL), sendo oferecido em reconhecimento aos movimentos e personalidades que atuam em atividades voltadas à promoção da igualdade racial e o combate ao racismo na sociedade amazonense.

Therezinha Ruiz prestigiou o evento e falou sobre a intenção de valorizar o protagonismo negro, por meio do Prêmio. “Buscamos sempre pela igualdade entre as pessoas e por isso a partir deste ano o Prêmio Nestor Nascimento vai acontecer anualmente sempre no mês de novembro, em atenção ao Dia da Consciência Negra, para premiar as pessoas que trabalham em prol da promoção da igualdade racial com ações neste sentido”, declarou.

A coordenadora do programa Educando pela Cultura, pedagoga Jacy Braga, falou sobre a Resolução Legislativa que normatizou os critérios do Prêmio. “Este ano tem um diferencial que será o primeiro ano em que o Prêmio teve as categorias estabelecidas e os critérios regulamentados à escolha dos homenageados instituídos, por meio do Projeto de Resolução Legislativa nº 45/2021, de autoria da deputada estadual Therezinha Ruiz (PL), em homenagem ao ativismo negro amazonense representado na memória do Nestor Nascimento”, afirmou.

A diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, analisou como a Escola do Legislativo e seus “braços” buscam alcançar a sociedade em vários aspectos. “Temos vários núcleos e um deles é a cidadania, voltado também à diversidade cultural de onde parte a premiação, que é o programa Educando pela Cultura que este ano alcançou um novo patamar se desdobrando pelo Amazonas para levar cultura com a temática dos direitos humanos”, destacou.

Durante a premiação, os homenageados foram unânimes em afirmar que as indicações ao prêmio representam uma trajetória e são resultado das ações e engajamentos, com seus erros e acertos, mas que mesmo com muitas vitórias, ainda há muitos espaços a se conquistar para garantir a representatividade preta.

Nestor Nascimento

O Prêmio “Nestor Nascimento” é uma homenagem ao ativista negro do Amazonas com destaque internacional Nestor José Soeiro do Nascimento. Nascido em Manaus, capital do Amazonas, no dia 11 de dezembro de 1947, o ativista era filho de Nestor do Nascimento e Sophia Soeiro do Nascimento.

Sua trajetória sempre foi pautada na defesa dos direitos civis. Nestor Nascimento visitou os Estados Unidos da América a convite do Presidente Bill Clinton em 1997, onde manteve contato com várias entidades, visitou o Capitólio, a Casa Branca e na oportunidade concedeu entrevista à Voz da América como um dos mais ilustres defensores dos direitos civis no Brasil.

Premiados:

Abner Soir Opará

Categoria: Preservação da fé nas religiões de Matriz Africana e combate à intolerância religiosa

Michelle Andrews

Categoria: Feminismo negro

Juarez Silva

Categoria: Respeito, visibilidade, resgate histórico e luta contra o racismo

Elisalde Silva

Categoria: Promoção de atividades afro-culturais e educativas

Lamartine Silva

Categoria: Fomentar o protagonismo negro

Claudemilson Santos

Maria Magela Mafra

Categoria: Produção acadêmica, produção literária e estudos sobre a presença negra no Amazonas

Carmen Marques, representada pelo filho Luis Henrique Marques

Categoria: Promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução da desigualdade étnico-racial, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único da Saúde (SUS).

Menções Honrosas:

Frei Xavier

Arlete Anchieta

Odaras

Profa. Ana Cláudia

Pagode do Quilombo

Menção de Aplausos:

Prof. José Gomes Nogueira