Atrás nas pesquisas, Braga ganha direito de resposta fora do prazo da propaganda eleitoral

Com o governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) abrindo vantagem de até 20 pontos nas pesquisas eleitorais, seu adversário Eduardo Braga (MDB) recorre à Justiça Eleitoral e ganha direito de resposta sobre seu calcanhar de Aquiles: o aumento das contas de energia no Amazonas. O assunto persegue Braga há anos e, desde sempre, o senador e candidato ao governo se esforça para desmentir que foi o responsável pelo aumento da conta de energia dos amazonenses. Uma tarefa inglória, já que o senador não consegue se livrar dessa pecha.

FORA DO PRAZO

O ministro Ricardo Lewandowski deferiu o direito de resposta de Braga sobre o aumento da tarifa de energia, mesmo estando finalizado o horário eleitoral gratuito. Portanto, as inserções nas quais a campanha de Braga afirma que ele não tem nenhuma responsabilidade pelo aumento da conta de energia dos amazonensesque serão divulgadas neste sábado (29), fora do prazo da propaganda eleitoral.

OMAR EM CAMPANHA

O senador reeleito Omar Aziz (PSD) está ativo na campanha pró-Lula em suas redes sociais. Nesta sexta-feira (28), Omar fez uma postagem com 13 motivos para votar em Lula. “No próximo domingo, escolha quem fez mais pelo Brasil, quem olha para o povo, para o desenvolvimento dessa nação. Eu escolho o presidente Lula não apenas por tudo o que ele fez pelo nosso país, mas por tudo o que ele ainda pode fazer. Vamos juntos trazer de volta a esperança para o nosso país. No domingo, é 13”, escreveu o senador.

AMAZONINO PARABENIZA LULA

O ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) também mencionou Lula em suas redes sociais. Nesta quinta-feira (27), dia do aniversário do ex-presidente, Amazonino parabenizou Lula. “Hoje é aniversário de um dos maiores políticos deste país. Receba meu abraço presidente Lula. Que domingo o povo brasileiro lhe dê de presente a missão de comandar a nossa Nação pela terceira vez. Viva a democracia! Felicidades, Lula!”, postou o ex-governador.

‘TIME BOLSONARO’

A ala bolsonarista local liderada pelo coronel Alfredo Menezes (PL), autointitulada “Time Bolsonaro”, vai realizar uma “caminhada da vitória” neste sábado (29). A concentração será a partir das 8h, na Praça da Polícia Heliodoro Balbi, em frente ao Colégio Amazonense Dom Pedro II, com destino a Praça do Congresso. O evento vai marcar o último ato em apoio à campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Amazonas.

VOTO MATUTINO

Tanto o governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) quanto o senador Eduardo Braga (MDB) escolheram votar nas primeiras horas da manhã de domingo (30). Wilson vai votar às na Escola Estadual Sant’Ana, que fica na avenida André Araújo, no Aleixo. No mesmo horário, do outro lado da cidade, Braga vota na Escola Municipal Professora Eliana Lúcia Monteiro da Silva, na Rua Tiradentes, bairro Santo Agostinho.

LEI SECA REEDITADA

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) vai repetir a Lei Seca que vigorou no primeiro turno das eleições. A partir da meia-noite até às 18h de domingo (30), portanto, está proibido o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares, bem como em locais abertos ao público no Amazonas. A fiscalização será realizada pelos juízes eleitorais da capital e do interior do Estado, pelo Ministério Público Eleitoral e pelas Polícias Civil e Militar.

URNAS AUDITADAS

Será neste sábado (29), às 9h, no Auditório do Fórum Eleitoral de Manaus, prédio anexo da sede do TRE-AM, a escolha ou sorteio das urnas que passarão por auditoria. Do total, 18 urnas eletrônicas passarão por auditoria convencional, Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, duas serão destinadas à realização do Projeto Piloto de Teste de Integridade, com o uso de biometria, e três serão submetidas à auditoria Teste de Autenticidade das Urnas Eletrônicas diretamente na seção eleitoral.

SUFRAMA EM RORAIMA

Durante a 41ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), que ocorrerá entre os dias 11 e 16 de novembro, no Parque de Exposições Dandãezinho, na zona rural de Boa Vista, a Suframa vai discutir cenários prospectivos e agendas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região, por meio do “Projeto Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”.