Prefeitura de Manaus em parceria com o TCE certifica alunos dos grêmios estudantis nas escolas municipais

Alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental dos grêmios estudantis da Prefeitura de Manaus participaram do primeiro dia de certificação do programa “Ouvidoria Estudantil”, do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), nesta quarta-feira, 19/10. O evento foi realizado no auditório do tribunal e vai até esta quinta-feira, 20, com um total de 20 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de todas as zonas geográficas da cidade.

A parceria de cooperação técnica entre Semed e TCE existe desde 2019 e, na oportunidade, os técnicos do tribunal realizaram uma formação com um total de 240 membros dos grêmios estudantis do ensino fundamental nas escolas, no período de 18/5 a 13/10 deste ano. Como parte da programação, os alunos ainda visitaram as dependências do órgão.

A coordenadora dos Grêmios Estudantis na Semed, Sued de Araújo, destacou a importância da parceria com o tribunal, que oportuniza uma chance ampla de conhecimentos dentro da temática proposta.

“É de grande relevância esse trabalho, porque pode promover os alunos ao protagonismo infantil, haja vista que os nossos estudantes iniciam no projeto desde os oito anos de idade no ensino fundamental. Essa parceria está sendo muito importante, porque faz com que os alunos possam também ter esse contato com os conteúdos de controle social, dos deveres e direitos como cidadãos, além de exercer a cidadania e promover nas escolas a melhoria do coletivo”, salientou.

Segundo o ouvidor e coordenador do programa, conselheiro Josué Cláudio, é um trabalho entre as instituições que vão trazer muitos benefícios, quando se ensina desde cedo sobre vários temas dentro da sociedade.

“Com o passar dos anos, as instituições e a sociedade foram entendendo o quanto é importante, quanto mais cedo é trabalhar a questão didática dos temas importantes para a sociedade. O tema cidadania, que está sendo o foco desse certificado, é muito importante também, tão importante como meio ambiente, trânsito, áreas da saúde, ou seja, a gente desde criança aprende isso na sala de aula. A gente está utilizando todos esses conhecimentos há décadas, que foram adquiridos e agora chegou esse momento de discutirmos com as crianças”, contou.

A aluna do 8º ano vespertino, Eduah Flávia Santos da Silva, 14, da escola municipal Lucila Freitas, bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte, ouvidora do grêmio estudantil da unidade de ensino, disse que foi uma experiência excelente poder contribuir atendendo às reivindicações dos seus colegas.

“Nós tivemos emendas em relação à mudança no relacionamento dos professores com os alunos, que alguns não estavam indo muito bem”, ressaltou a aluna.

A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul contou com alunos certificados das escolas municipais Jarlece da Conceição Zaranza e Aristófanes Bezerra de Castro. A chefe da Divisão, Andrezza Ferreira, destacou a importância de os estudantes aprenderem desde cedo a temática da cidadania.

“Nós consideramos muito importante, porque já insere os nossos alunos desde cedo nessa questão da ouvidoria, na fiscalização e do cuidado com a escola. O aluno que é eleito ouvidor da escola tem o poder de chegar com a gestão e questionar, perguntar e sugerir, por meio de urna para colocarem suas críticas, sugestões e suas dúvidas. Isso reafirma o compromisso da nossa secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, do nosso prefeito David Almeida com a transparência, a educação de qualidade e incentivando nossos alunos a crescerem cada vez mais”, finalizou.

Fonte: Semed