As escadarias do histórico prédio do Paço da Liberdade, que abriga o Museu da Cidade de Manaus, Centro, foram palco do encerramento da Semana do Livro 2019, promovida pela Prefeitura de Manaus em parceria com as instituições de ensino superior do Amazonas, nesta sexta-feira, 26/4. Em cena, alunos do curso de Teatro, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) encenaram a peça “Sorôco, sua mãe, sua filha”, do livro “Primeiras Estórias”, do escritor mineiro Guimarães Rosa, homenageado da Semana.
Além da apresentação teatral, o último dia de programação da Semana do Livro 2019, contou com uma roda de conversa, no Les Artistes Café Teatro; exibição de filmes, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a abertura da Exposição de Desenhos “Guimarães: Rosa e Espinho”, produzida por artistas do Ateliê e Escola House 137, no Casarão de Ideias, também na área central de Manaus.
“É surpreendente, maravilhoso e reconfortante as celebrações durante uma semana inteira em alusão ao dia 23 de abril, dia escolhido pela Unesco para ser o Dia Mundial do Livro, e que Manaus tenha um projeto cultural desse nível já na sua terceira edição. São três anos seguidos que se celebra essa data e isso é um fenômeno no mundo inteiro, quando uma grande parte da comunidade se volta a pensar literatura”, destacou Leonardo Novellino, ator e administrador do Museu da Cidade de Manaus.
Teatro
Às 14h, sob direção de Jhon Weiner, o conto “Sorôco, sua mãe, sua filha” ganhou vida por meio dos alunos da UEA, com trilha sonora ao vivo do Quarteto de Trombones, do curso de Música da UEA. Com uma temática triste, o conto gira em torno da separação, da perda, da ausência e da distância.
“Quando tivemos a oportunidade de falar desse autor aqui em Manaus, num evento inteiro, pensamos: o quê montar? Optamos por ‘Famigerado’, que abriu o evento, e “Sorôco, sua mãe, sua filha”, que fechou, ambos com uma linguagem de sertão, embora um mais para comédia e outro para tragédia, mas, com algo em comum de Guimarães Rosa, o contista que observa o algo comum do dia a dia”, destacou Weiner.
Na direção do Quarteto de Trombones, o professor de música e maestro, Fábio Carmo falou sobre os desafios do projeto proposto aos alunos.
“Foi bem interessante porque conseguir colocar um grupo de trombones em uma peça de teatro que não é tão comum é um desafio e um momento único aqui no Amazonas, com um fundo musical que integra a peça. O Quarteto de Trombones representou um trem que leva a mãe e a filha de Sorôco”, explicou.
Semana do Livro 2019
A Semana do Livro, realizada no período de 22 a 26/4, promoveu seminários, oficinas, debates, apresentações teatrais, exibição de filmes e lançamento de livros, em quatro locais distintos, com programação simultânea na Ufam, UEA, Uninorte e Casarão de Ideias.