Noções sobre sinalização, comportamento seguro nas vias e obediência às leis de trânsito foram as lições que a Prefeitura de Manaus, por meio de educadores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), apresentou, nesta quinta-feira, 6/10, aos alunos dos 6ª e 7ª ano do ensino fundamental da escola estadual Senador Cunha Melo, no bairro Raiz, zona Sul da capital. A ação faz parte do projeto de Educação de Trânsito nas escolas públicas da cidade.
De acordo com a educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liége, a ação tem papel importante na melhoria do trânsito da cidade, assim como na prevenção de acidentes.
“O desenvolvimento desta ação de educação nas escolas tem a função de conscientizar os alunos sobre as regras do trânsito, principalmente, quanto à travessia correta de vias. Os alunos são, em geral, pedestres, então, eles precisam ter autonomia e segurança para atravessar numa faixa de pedestre. Eles prestam muita atenção, pois passamos informações novas e eles saem daqui com mais conhecimento sobre o trânsito”, ressaltou a educadora.
A professora de língua portuguesa, Narla Costa, elogiou a iniciativa. “É importante porque o IMMU traz para a escola esta conscientização aos alunos e, consequentemente, eles levam estas informações a suas casas e repassam aos pais e familiares sobre como se comportar no trânsito. Acredito que isto colabora para termos um trânsito mais seguro e motoristas mais conscientes”, frisou.
A equipe do IMMU apresentou aos alunos, por meio de atividades lúdicas e jogos pedagógicos, os itens obrigatórios dos veículos como o cinto de segurança, equipamentos dos ciclistas, equipamentos de segurança para motociclistas, além da vivência na faixa de pedestre.
Os alunos foram orientados sobre a mensagem do ‘‘sinal da vida”, gesto do pedestre que deve anteceder a travessia, e que foi reforçado pelos educadores.
Gestores de escolas públicas ou privadas interessadas em obter as palestras sobre “Trânsito nas Escolas” podem solicitar pelo e-mail, educacao.immu@gmail.com, ou agendar pelo telefone (92) 98855-1488.
Fonte: IMMU