Deputado Josué Neto destina R$ 100 mil para projetos voltados à pessoas da terceira idade

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD), destinou duas emendas parlamentares que totalizam R$ 100 mil para investimentos em projetos voltados para o público da terceira idade. As emendas já foram validadas junto a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e devem ser liberadas ainda este ano.

Uma das emendas prevê a implementação de cursos e oficinas buscando o aperfeiçoamento dos idosos da Associação das Donas de Casa do Morro da Liberdade. A outra disponibiliza recursos para projetos sociais voltados para a sociedade por meio do Grupo da 3ª Idade Raio de Sol, localizado na Avenida Grande Circular, Tancredo Neves, zona Leste da capital.

“É nosso dever oferecer melhorias na qualidade de vida dessas pessoas tão especiais. A Constituição afirma que a sociedade tem o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na sociedade e defendendo o bem-estar. Nossas emendas têm esse objetivo de contribuir com o público idoso do nosso Estado”, disse Josué.

O deputado possui amplo trabalho voltado à pessoas da terceira idade. Ele foi o autor da proposta de lei que criou a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) e relator do projeto que a transformou em Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati).

Crescimento

De acordo com um estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Amazonas possuía até meados de setembro do ano passado, 300 mil idosos. Uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que em 2060, o Estado terá 97 idosos para cada 100 crianças.