Fenômeno de votos, Amom experimenta o ônus e o bônus dos holofotes

O deputado federal eleito Amom Mandel (Cidadania) já está experimentando o ônus e o bônus de se destacar como um fenômeno de votos. Sua decisão de não manifestar apoio a nenhum dos concorrentes no segundo turno, tanto em nível nacional quanto em nível local, por exemplo, tem recebido muitas críticas de internautas, que questionam se a neutralidade é válida no atual momento político. O parlamentar afirma que tem sido procurado por articuladores de Wilson Lima (UB) e de Eduardo Braga (MDB), mas que prefere deixar a escolha para o eleitor.

FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO

Até mesmo um vídeo do próprio Amom discursando na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) está sendo usado para questionar seu posicionamento neutro no segundo turno das eleições. No discurso, Amom diz: “Os lugares mais quentes do inferno estão reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempos de crise”, uma citação de John F. Kennedy, erroneamente atribuída a Dante Alighieri.

NEM LULA, NEM BOLSONARO

Em âmbito nacional, Amom reclama que foi preterido por seu partido, o Cidadania, ao sequer ser ouvido antes de ser anunciada a decisão da legenda, que declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. O parlamentar também preferiu seguir a linha proposta por parlamentares da bancada, não declarando apoio a nenhum dos postulantes à presidência da República.

A ESCOLHA DE DAVID

Já o prefeito David Almeida (Avante) afirmou em live que vai declarar seu voto para presidente, mesmo que acordos de apoio oficial não sejam costurados com ele. David disse que a ponte entre a Prefeitura de Manaus e o Governo Federal foi destruída, mas que espera que haja uma movimentação para reconstrui-la. Sendo David de direita e declaradamente conservador, o esperado é que declare voto no presidente Jair Bolsonaro (PL). O que não se sabe é se vai haver uma articulação para que o apoio seja oficial.

DE VENTO EM POPA

O governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) já deu o pontapé inicial nas atividades de campanha junto à população. Nesta quarta-feira (5), no final da tarde, realizou uma caminhada para conversar com moradores do bairro Novo Israel. Já às 19h, realizou um grande comício no Copacabana, na avenida do Turismo, zona Oeste da capital. Na terça-feira (4), à noite, se reuniu com 22 deputados eleitos e reeleitos para parabenizá-los pela vitória.

ELEIÇÕES 2024

O segundo turno das eleições 2022 ainda nem aconteceram, mas as especulações sobre um possível cenário das eleições para prefeito de Manaus em 2024 já dominam alguns redutos políticos. A mais nova especulação dá conta que os deputados estaduais reeleitos Roberto Cidade (UB), recordista de votos, e Joana Darc (UB), a segunda mais votada, estariam cogitando a possibilidade de concorrer.

CRISE NO GRUPO

O problema é que tanto Cidade quanto Joana pertencem ao grupo político liderado pelo governador Wilson Lima e pelo prefeito David Almeida. E nos planos do grupo, em 2024 é a vez de reeleger David. Estariam os deputados dispostos a comprar essa briga dentro do próprio grupo, instaurando uma crise que dificultaria os planos de permanecer décadas no poder? Nesse tipo de projeto político, é preciso saber esperar chegar a sua vez.

BR-319: NOVELA SEM FIM

Em mais um capítulo da interminável novela que tem a pavimentação da BR-319 como protagonista, a Justiça Federal suspendeu, em caráter liminar, a licença de instalação, concedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), ao Consórcio Tecon Ardo – RC, para obras de pavimentação no trecho C da BR-319, em Beruri. A decisão se deu a partir de uma ação do Ministério Público Federal (MPF).

DEFENSORIA EM FIGUEIREDO

O município de Presidente Figueiredo será o 13º no interior do Estado a contar com sede própria da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A sede da DPE-AM em Figueiredo será inaugurada nesta sexta-feira (7), às 9h. Com a nova unidade, a DPE-AM passa a alcançar 50 municípios no interior do Estado.

MINERAÇÃO SUSTENTÁVEL

A Suframa promoveu nesta quarta-feira (5), em formato híbrido, o “Fórum de Mineração Sustentável”, com a participação de especialistas locais e nacionais, empresários, acadêmicos e representantes de órgãos públicos e privados e de entidades de classe, entre outros. Foi sétima atividade realizada pela Suframa desde julho deste ano, para discussão de temas estratégicos e novas matrizes econômicas como parte do projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”.

FEIRA DO TURURI

Evento que faz as vezes de “esquenta” para o que está sendo chamado pela Prefeitura de Manaus de “o maior Boi Manaus de todos os tempos”, a “Feira do Tururi” terá início no dia 12 de outubro e vai até o dia 20, na alameda do Samba, das 18h à meia-noite. Mais de 50 apresentações vão ocorrer ao longo dos sete dias de circuito cultural. Os tururis serão comercializados no valor de R$ 30, dando acesso às três noites para brincar com o “Boi Elétrico”.