Candidato ao Senado, o coronel Alfredo Menezes (PL) chega à reta final da campanha cada vez mais isolado por seus próprios aliados. Não bastassem os recentes e emblemáticos pedidos públicos de voto para seu adversário Omar Aziz (PSD) por parte dos prefeitos de Manaus, David Almeida (Avante), e Maués, Júnior Leite, que – em tese – deveriam ser seus aliados, os movimentos direitistas organizados de Manaus também não embarcaram em sua candidatura e chegam até mesmo a questionar sua legitimidade.
‘DIREITA RAIZ’
Autointitulados “Direita Raiz”, alguns movimentos organizados da direita no Estado – Direita Amazonas, Endireita Amazonas, Bolsonaro Amazonas, Papo de Direita, Amazonas em Ação e MBL Amazonas – acusam Menezes de “cair de paraquedas” na direita amazonense, sem ter participado dos primórdios da organização do movimento. Menezes também entrou em rota de colisão com esses movimentos organizados e não conta com o apoio deles à sua candidatura.
VOTOS DE PRONTA RECUPERAÇÃO
O candidato ao Governo do Estado Henrique Oliveira (Pros) desejou pronta recuperação ao também candidato Amazonino Mendes (Cidadania), que não compareceu ao debate da Rede Amazônica na última terça-feira (28). O curioso é que não há nenhuma notícia oficial de que Amazonino esteja doente. Henrique proferiu os votos de pronta recuperação ao ser repreendido por Eduardo Braga (MDB), por falar de Amazonino, que não estava presente para se defender.
ENTRE A CRUZ E A ESPADA
A ausência de Amazonino, segundo a Rede Amazônica injustificada, mais uma vez deu margem a especulações sobre a sua saúde, essa é a verdade. Há quem diga, entretanto, que sua equipe de marketing fica entre a cruz e a espada neste tipo de situação. A ausência gera boatos, mas a presença também poderia expor o candidato de 82 anos a situações vexatórias diante das câmeras e dos eleitores.
ÚLTIMO DEBATE
O debate realizado pela Rede Amazônica na noite desta terça-feira (27), aliás, não foi o último antes do primeiro turno das eleições, como chegou a ser anunciado por alguns veículos. O último debate entre os candidatos a governador acontece nesta quinta (29), às 12h25, na TV Norte Amazonas. O debate será transmitido pelo canal 10.1 e nas redes sociais da TV Norte Amazonas.
AGENDA CANCELADA
O governador Wilson Lima (UB), candidato à reeleição, cancelou sua agenda de campanha nesta quarta-feira (28) para coordenar pessoalmente as ações de apoio às vítimas do acidente causado pelo desabamento da ponte na BR-319. Dentre as ações emergenciais do Governo do Estado, estão a criação de um comitê com a participação de equipes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretária de Estado de Saúde (SES-AM), que foram enviadas imediatamente ao local, com mergulhadores e ambulâncias de suporte avançado para os primeiros atendimentos.
BALSAS PARA A TRAVESSIA
O Governo do Estado também providenciou o envio de balsas para fazer o deslocamento de carros no local, enquanto o Governo Federal trabalha na reconstrução da ponte. O Instituto Médico Legal do Amazonas (IML) confirma a morte de três pessoas em decorrência do desabamento de uma ponte na BR-319. São duas vítimas do sexo masculino e uma do sexo feminino.
TCE SUSPENDE SHOW DE JOELMA
Um pedido de medida cautelar suspendendo o contrato da Prefeitura de Eirunepé com os artistas Joelma e Barões da Pisadinha para a realização de shows naquele município foi deferido pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) Fabian Barbosa. A decisão do conselheiro foi divulgada durante a 35ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno do TCE, na manhã desta quarta-feira (28).
PRIMEIRO EMPREGO
Jovens que têm entre 16 e 25 anos, moram em comunidades urbanas de baixa renda, já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio e estão à procura de qualificação para conseguir oportunidades de emprego, podem se inscrever no Coletivo Online, curso gratuito e 100% digital, do Instituto Coca-Cola Brasil (ICBB). As vagas para participar do Coletivo Online são limitadas. Para realizar a inscrição, basta acessar o link: https://bit.ly/COLETIVOREDENCAO20221.
ESTÁGIO NO MPF
O Ministério Público Federal (MPF) abriu inscrições para o processo seletivo público de contratação e formação de cadastro reserva para estagiários de nível superior na área de graduação e pós-graduação em direito no Amazonas. As inscrições vão até 9 de outubro. A data, horário e local de realização das provas ainda serão divulgados. A ficha de pré-inscrição, disponibilizada no site do órgão, precisa ser preenchida pelos candidatos interessados até as 18h do dia 9 de outubro: