A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza, nesta quarta-feira, 21/9, manutenção em obras nos bairros Morro da Liberdade, São Lázaro e Mauazinho, na zona Sul da cidade, com cerca de 50 trabalhadores de forma simultânea, executando serviços de recapeamento, recuperação asfáltica e drenagem superficial, bem como melhorias de meios-fios e sarjetas de vias.
Segundo o responsável pelo Distrito de Obras da zona Sul, engenheiro Railton Monteiro, a área enfrenta vários problemas de infraestrutura básica por falta de manutenção nesses muitos anos de abandono.
“Já catalogamos as necessidades desta área e estamos atuando com muitas frentes de trabalho em vários bairros de forma simultânea. Foram muitos anos de abandono, sem nenhum tipo de manutenção. Montamos uma programação e, de forma planejada, o distrito de obras vem atuando, proporcionando um serviço de qualidade que o morador merece e o prefeito David Almeida determina”, explicou Railton.
No bairro Morro da Liberdade, as equipes do Distrito de Obras realizam os serviços de recapeamento asfáltico na rua 24 de Agosto, uma via com intenso fluxo de veículos, rota do transporte coletivo e com muitos comércios.
No local, os trabalhadores realizam a fresagem da via retirando o asfalto antigo e desgastado, recuperando o solo e as bases para receberem a aplicação do novo asfalto, utilizando máquinas pesadas como vibroacabadoras, retroescavadeiras, rolos compressores, pneus e rolos de chapa, e caminhões, recapeando os 250 metros de rua, utilizando 200 toneladas de massa asfáltica, garantindo assim a trafegabilidade segura no bairro. Aproximadamente 20 ruas já estão recapeadas por meio do programa “Asfalta Manaus”.
Ao mesmo tempo, outra equipe atua na recuperação asfáltica da rua C6, localizada no bairro Mauazinho, que está recebendo 20 toneladas de massa asfáltica, além do uso de caminhões, retroescavadeira e rolo compactador para que o local receba de forma correta a compactação do solo. Já no bairro São Lázaro, as equipes trabalham com a implantação de 525 metros de drenagem superficial.
De acordo com a moradora do bairro Mauazinho, Ana Maria Souza, a Prefeitura de Manaus tem atuado sempre na área. Ela tem acompanhado as equipes desde a época de trabalho na erosão da rua Manoel Ribeiro.
“Graças a Deus aqui no meu bairro, a prefeitura trabalhou uma antiga erosão, muito gigante, e hoje virou até uma praça. Agora, estão aqui na minha rua. Fico feliz, pois há tempos o nosso bairro sofria com a total falta de consideração, hoje me sinto representada”, concluiu Ana Maria.
Fonte: Seminf