Desde o final da última semana, têm sido recorrentes os relatos de ataques às redes sociais de vários candidatos ao pleito de 2022. Foi assim com os deputados estaduais Saullo Vianna (UB) e Joana Darc (UB) e com os vereadores Amom Mandel (Cidadania) e Rodrigo Guedes (Republicanos), todos candidatos nas eleições deste ano. Os casos vêm sendo tratados como ataque hacker, mas a dinâmica das invasões aos perfis dos candidatos nas mídias sociais sugere a ação orquestrada de milícias digitais.
ROBÔS SEGUINDO EM MASSA
O uso de robôs (os bots) em perfis fakes que passam a seguir em massa os perfis dos candidatos é interpretado pelo algorítmo das redes sociais como uma tentativa de burlar as regras, causando a imediata limitação da entrega dos conteúdos daquele perfil. Em alguns casos até mesmo a suspensão da página em questão. Não se trata, portanto, de brincadeira de um nerd à frente de seu computador pessoal, mas de ação criminosa de adversários, com uso de milícias digitais.
FAVORITOS
No caso do vereador Amom Mandel e do deputado estadual Saullo Vianna, por exemplo, ambos são apontados como francos favoritos a ocupar duas das oito vagas disponíveis para a Câmara Federal. Foram citados, em live realizada na manhã desta terça-feira (20) pelo publicitário, analista político e CEO da Perspectiva Mercado e Opinião, Durango Duarte, como praticamente eleitos. Daí o uso do jogo sujo para prejudicá-los.
TRE BARRA ETARISMO
A prática de preconceito por conta da idade, também conhecida como etarismo, foi rechaçada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na decisão do juiz auxiliar das Eleições Gerais Ronnie Frank Torres Stone, que concedeu direito de resposta ao candidato ao governo Amazonino Mendes (Cidadania), diante de programa exibido pelo também candidato ao governo Ricardo Nicolau, no qual foi dito que Amazonino não conseguirá governar por conta da idade.
APOIO DO ‘VEIO DA HAVAN’
A campanha do coronel Alfredo Menezes (PL) ao Senado ganhou o apoio do empresário Luciano Hang, popularmente conhecido como “o veio da Havan”. O catarinense, proprietário da rede de lojas Havan, gravou um vídeo no qual pede votos para Menezes, que é citado como “único candidato apoiado pelo presidente Bolsonaro” no Amazonas. Hang aproveita para também pedir votos para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O VOTO DAS MULHERES
“A participação das Mulheres e o Voto nas Eleições 2022” é o tema do podcast Observatório das Eleições 2022 desta quinta-feira (22), às 19h30. O podcast tem como mediadores o coordenador do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção, Inácio Guedes, e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Wilson Reis. Como convidadas para debater o tema desta semana figuram a jornalista, doutora em Processos Socioculturais da Amazônia e professora da Ufam, Ivânia Vieira, e a advogada e ex-conselheira do Conselho Federal da OAB Márcia Álamo. A transmissão é feita no canal do portal Real Time 1 no YouTube e no Facebook das entidades que formam o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção.
‘GIGANTES DA FLORESTA’
A Prefeitura de Manaus, via Comissão Municipal de Licitação (CML), realiza, nesta quarta-feira (21) a concorrência pública 012/2022, do tipo menor preço global, para contratação de empresa especializada em obras e serviços de engenharia, para executar a construção do parque Gigantes da Floresta. A licitação acontece às 8h30, na sala da CML, na avenida Constantino Nery, nº 4.080, bairro Chapada, zona Centro-Sul.
AM TERÁ FACULDADE CATÓLICA
Será realizada na próxima sexta-feira (23) a apresentação pública de lançamento da Faculdade Católica do Amazonas, às 11h, no Auditório da Maromba (Travessa Maromba, 79 – Chapada). Desde de 2021, o Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes), tornou-se Faculdade Católica do Amazonas, numa parceria com o Centro Universitário Fametro. A novidade é a adequação dos estudos teológicos reconhecidos pelo Ministério da Educação, assumindo as exigências de um Curso de Graduação, aberto para todos que desejem estudar Teologia.