A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou, na manhã desta sexta-feira 16/9, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), localizado na avenida Umberto Calderaro Filho, no bairro Parque 10, a segunda reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Comseg) e apresentou os projetos a serem desenvolvidos ao longo dos próximos meses.
O Comseg, formado por 13 membros de órgãos municipais e entidades da sociedade civil, tem como finalidade auxiliar a secretaria nas ações de apoio à proteção e de bens e serviços municipais.
Ao todo, foram apresentados 12 projetos para as ações de Segurança Pública municipal e Defesa Civil, incluindo aquisição de equipamentos e investimento na infraestrutura, como a construção de uma base para Guarda Municipal, onde ela possa receber a formação diária e as condições necessárias para uma execução cada vez melhor do serviço.
De acordo com o subsecretário da Semseg, Alberto Neto, os recursos devem vir de emendas parlamentares, não onerando assim o Tesouro municipal.
“Nós temos muitos projetos. A Semseg, este ano, fez muito, apesar dos poucos recursos, e ainda vai fazer muito mais. Estamos capacitando e treinando nossos agentes, para que o serviço prestado seja de excelência, mas precisamos também dar as condições necessárias para a execução das atividades e, por isso, estamos buscando o apoio de parlamentares com emendas, para que os projetos sejam executados, mas sem utilizar os recursos próprios da pasta, que, hoje, são usados na sua maioria para manutenção da secretaria e construção de pontes durante o período da cheia”, explicou Neto.
Apesar de não atuar diretamente na Segurança Pública, o conselho é um instrumento do governo David Almeida para pensar soluções e, por isso, deve participar também de algumas operações que serão realizadas pela secretaria, uma vez que o Comseg é responsável por aprovar os projetos da Semseg.
Fonte: Semseg