Pesquisa confirma Lula, Wilson e Omar na liderança no AM

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9) pela Perspectiva Opinião e Mercado confirma a liderança de Lula (PT) para presidente, Wilson Lima (UB) para governador e Omar Aziz (PSD) para o Senado, tanto na espontânea quanto na estimulada. O detalhe é que, dentre os três, apenas Wilson Lima apresenta crescimento nos dois cenários em relação à última pesquisa da Perspectiva, divulgada em 31 de agosto, quando o governador apresentava 20% na espontânea e 28,3% na estimulada. Agora, Wilson tem 20,3% e 29,8%, respectivamente.

AMAZONINO OSCILA

Surgindo em segundo lugar, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) cresce na espontânea e decresce na estimulada. Em 31 de agosto, ele tinha 15,9% na espontânea e 26,8% na estimulada. Agora surge com 16,8% e 24,8%, respectivamente. Em terceiro lugar, Eduardo Braga (MDB) apresenta estagnação na espontânea, com os mesmos 11,9% de 31 de agosto, e queda na estimulada: na última pesquisa tinha 21,5% e agora apresentou 20,9%.

LULA CAI MAS CONTINUA NA FRENTE

O ex-presidente Lula apresenta uma queda nos percentuais tanto da espontânea quanto da estimulada, mas permanece na liderança. Tinha 34% na espontânea em 31 de agosto. Agora está com 31,9%. Na estimulada, decresceu de 43,2% na última pesquisa para 39,5% na atual. Bolsonaro, por outro lado, cresceu de 27,2% para 28,4% na espontânea e de 32,7% para 35% na estimulada. Em terceiro Ciro também cresceu nos dois cenários, mas ainda sem chegar aos dois dígitos: de 2,4% para 3,3% na espontânea e de 5,5% para 6,5% na estimulada.

LEVE OSCILAÇÃO DE OMAR

Mantendo a liderança na corrida para o Senado, Omar Aziz (PSD) oscilou muito pouco. Teve uma queda de 16% para 15,7% na espontânea e cresceu de 28,3% para 28,4% na estimulada. Em segundo lugar, Arthur Neto (PSDB) decresceu nos dois cenários: de 13,2% para 12,1% na espontânea e de 23,7% para 23% na estimulada. Coronel Menezes (PL) surge em terceiro, apresentando o maior crescimento entre os candidatos ao Senado: de 7,9% para 10,5% na espontânea e de 12,6% para 17,2% na estimulada.

UNIVERSO DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada com moradores do estado do Amazonas com idade a partir de 16 anos, que possuem título eleitoral e que são portadores de aparelhos de telefone celular. A amostra foi de 1.500 entrevistas em Manaus e nos 24 maiores colégios eleitorais do Amazonas, totalmente executadas por telefone e divididas entre eleitores de Manaus (802), Parintins (63), Manacapuru (63), Itacoatiara (61), Coari (45), Tefé (36), Tabatinga (32), Maués (32), Iranduba (31), Manicoré (29), Humaitá (28), São Gabriel da Cachoeira (28), Autazes (25), Lábrea (23), Presidente Figueiredo (22), Careiro (21), Boca do Acre (20), Benjamin Constant (19), Carauari (19), Barreirinha (18), Borba (18), Eirunepé (17), Nova Olinda do Norte (16), São Paulo de Olivença (16), Rio Preto da Eva (16).

EXPANSÃO DA TARIFA SOCIAL

O deputado federal e candidato à reeleição Marcelo Ramos (PSD) está comemorando o fato de que o número de famílias amazonenses beneficiadas pela Tarifa Social de Energia subiu de 90 mil para 220 mil, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A expansão do programa social foi possível graças à ação de Marcelo Ramos, que apresentou à agência medida que unifica os sistemas do Cadastro Único e da Tarifa Social, o que garantiu que o desconto seja automático.

NEGÓCIOS DA CHINA

Uma equipe composta pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin, pela chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) na Região Norte (Erenor), ministra Maria Deize Camilo Jorge, e por servidores atuantes nas áreas de Estudos Econômicos e Empresariais, Análise de Projetos Industriais e Comércio Exterior da autarquia recebeu, nesta sexta-feira (9), uma comitiva da Embaixada da China no Brasil e da Câmara de Comércio Brasil-China do Amazonas.

NEGÓCIOS DA CHINA 2

A comitiva chinesa veio a Manaus para aprofundar o conhecimento sobre o modelo Zona Franca de Manaus, conhecer oportunidades de negócios e discutir o fortalecimento de parcerias que possam ser frutíferas às relações bilaterais. O encontro se deu na sede da Suframa.

SAÚDE MENTAL

A saúde mental de crianças e adolescentes é tema de uma cartilha lançada nesta sexta-feira (9) pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). Intitulada “Vamos falar de saúde mental?”, a cartilha voltada aos jovens aborda a saúde mental e prevenção ao suicídio. O lançamento contou com uma palestra, transmitida ao vivo através do Seducnet para alunos da rede pública, na qual especialistas abordaram temas relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes e como a internet pode ser prejudicial.