Após solicitação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD), o Distrito de Canumã, em Borba (a 151 km de Manaus) passou por mutirão de limpeza e manutenção na última semana. Segundo moradores, algumas ruas tinham tanto mato que foram encontradas cobras. O pedido foi feito por meio de requerimento encaminhado à Prefeitura de Borba.
De acordo com informações dos moradores e fotos enviadas ao deputado, locais como praças, igrejas e vias públicas do Distrito estavam sem manutenção, e várias ruas estavam tomadas por mato, dificultando a circulação de pessoas e veículos, oferecendo riscos de acidentes. “Antes desse mutirão o nosso Distrito de Canumã estava completamente abandonado”, disse o morador Antônio Fábio.
O local onde está sendo construída uma creche na comunidade também foi limpo no mutirão. Ainda segundo o morador, as ruas do Distrito e alguns locais públicos tinham tanto mato que as crianças, bem como a população em geral, estavam correndo o risco de serem picadas por animais peçonhentos. “Canumã fica um pouco afastado de Borba, o que dificulta esse serviço, mas ficamos felizes em saber que o Poder Público atendeu o nosso pedido, fazendo a limpeza necessária nas vias e locais públicos, beneficiando os moradores”, disse Josué.
O parlamentar informou ainda que já foi encaminhado a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) um Requerimento de recuperação das ruas de Canumã. Segundo os moradores, algumas vias estão cheias de buracos. O Distrito de Canumã possui atualmente pelo menos 11 mil habitantes e está entre as localidades aptas a se tornar município. Josué Neto também solicitou a continuação das obras da creche que até o momento está com apenas uma parte da estrutura concluída.