‘Quanto mais bate, mais cresce’! Wilson e Omar surgem em primeiro lugar em pesquisa

Alvos preferenciais dos adversários por ocuparem atualmente o posto almejado pelos demais candidatos, o governador Wilson Lima (UB) e o senador Omar Aziz (PSD), ambos candidatos à reeleição, estão personificando a máxima popular da massa de pão: quanto mais bate, mais cresce. Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31) pela Perspectiva Mercado e Opinião aponta o crescimento dos dois candidatos, que surgem em primeiro lugar em ambos os cenários: na pesquisa espontânea e na estimulada.

CRESCIMENTO DE WILSON

O governador e candidato à reeleição Wilson Lima apresenta, na pesquisa espontânea, 20% da preferência do eleitorado. Na última pesquisa da Perspectiva, divulgada em 31 de maio, tinha 13,1%. Já na estimulada, Wilson surge com 28,3%, frente aos 26,3% que obteve na última pesquisa. Amazonino Mendes está em segundo lugar, com 15,9% (espontânea) e 26,8% (estimulada). Eduardo Braga vem em terceiro com 11,9% (espontânea) e 21,5% (estimulada).

CRESCIMENTO DE OMAR

O senador e candidato à reeleição Omar Aziz surge em primeiro com 16% na pesquisa espontânea. Na última pesquisa da Perspectiva apresentava 6,4%. Já na estimulada, Omar tem 28,3%, contra os 20,9% que tinha na última pesquisa. O ex-prefeito Arthur Neto aparece em segundo lugar, com 13,2% (espontânea) e 23,7% (estimulada). Coronel Menezes (PL) fica em terceiro, com 7,9% (espontânea) e 12,6% (estimulada). Menezes apresenta um decréscimo na estimulada: na última pesquisa tinha 16,1%.

PODER DOS INDECISOS

Chama a atenção, entretanto, a quantidade de eleitores indecisos, que têm o poder e a capacidade de mudar todo o cenário. São 44,9% os que não sabem em quem vão votar para governador ou não quiseram responder. Para o Senado, a indecisão é ainda maior: 53,5%. Ou seja, em direção a esses eleitores que os candidatos devem mirar suas campanhas eleitorais.

VIRADA DE LULA

Quando o voto é para presidente, o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surge em primeiro lugar no Amazonas pela primeira vez, tanto na espontânea quanto na estimulada. Lula apresenta 34% contra 27,2% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que surge em segundo lugar na espontânea. Ciro vem em terceiro, com 2,4%. Já na estimulada, Lula tem 43,2%; Bolsonaro 32,7% e Ciro 5,5%.

CAPITAL E INTERIOR

A virada de Lula se deve aos votos do interior, já que na capital Bolsonaro surge em primeiro lugar na estimulada, ainda que em empate técnico. Na capital Bolsonaro tem 39% contra 37% de Lula. Já no interior, Lula surge com quase o dobro das intenções de voto: 51% contra 26% de Bolsonaro.

PERSPECTIVA EXPLICA

A própria Perspectiva Mercado e Opinião apresenta sua teoria para a virada de Lula e queda de Bolsonaro no Amazonas. “Um fenômeno identificado especialmente em nosso estado nesta pesquisa foi a queda de Bolsonaro na pergunta estimulada: de 38,1% em maio para 32,7% em agosto (-5,4%). Quanto ao candidato Lula, apresenta um crescimento nas intenções de voto que vai além da margem de erro de 2,5%: de 37,7% para 43,2% (+5,5%). Esses percentuais ocorrem por múltiplas variáveis, porém, é possível que a questão principal seja a Zona Franca de Manaus, quando o Governo Federal tratou a questão do IPI de maneira a prejudicar o nosso modelo econômico”.

UNIVERSO DA PESQUISA

Foram entrevistados moradores do estado do Amazonas com idade a partir de 16 anos, que possuem título eleitoral e que são portadores de aparelhos de telefone celular. A amostra foi de 1.500 entrevistas em Manaus e nos 24 maiores colégios eleitorais do Amazonas, totalmente executadas por telefone e divididas entre eleitores de Manaus (802), Parintins (63), Manacapuru (63), Itacoatiara (61), Coari (45), Tefé (36), Tabatinga (32), Maués (32), Iranduba (31), Manicoré (29), Humaitá (28), São Gabriel da Cachoeira (28), Autazes (25), Lábrea (23), Presidente Figueiredo (22), Careiro (21), Boca do Acre (20), Benjamin Constant (19), Carauari (19), Barreirinha (18), Borba (18), Eirunepé (17), Nova Olinda do Norte (16), São Paulo de Olivença (16), Rio Preto da Eva (16).

ANÁLISE DETALHADA

Foi adiada para esta quinta-feira (31), às 10h, a live do pesquisador, publicitário e analista político Durango Duarte, que tem extensa experiência em campanhas políticas locais. Durango promete apresentar uma análise detalhada do atual cenário eleitoral no Amazonas, a pouco mais de um mês das eleições. A live pode ser acompanhada no canal de Durango no YouTube: https://www.youtube.com/c/durangoduarte.