Candidatura de Chico Preto é rejeitada no mesmo dia que a de Menezes é deferida

Protagonistas de um dos maiores embates pré-eleitorais da campanha de 2022, Chico Preto (Avante) e Alfredo Menezes (PL) tiveram seu destino político nas eleições 2022 definido nesta terça-feira (30). A solicitação de registro de candidatura avulsa de Chico Preto ao Senado foi rejeitada por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Já a candidatura de Menezes, também ao Senado, foi aprovada pela mesma Corte. Ambas as decisões foram divulgadas na manhã desta terça-feira (30).

QUEDA DE BRAÇO

Chico Preto e Menezes travaram uma verdadeira queda de braço por almejarem a única vaga de senador disponível este ano dentro do mesmo grupo. Menezes exigia ser o único candidato ao Senado do grupo que apoia a reeleição do governador Wilson Lima (UB), sob pena de retirar o apoio de seu partido PL, e do presidente Jair Bolsonaro (PL), do arco de alianças reunidas pelo governador. Chico Preto lutou pelo direito de também concorrer ao cargo pelo grupo, tendo como aliado o prefeito David Almeida (Avante).

O MAIS FORTE

A pressão de Menezes junto ao grupo político se mostrou mais forte. A candidatura de Chico Preto não foi anunciada na convenção que lançou a candidatura de Wilson Lima à reeleição. O Avante, de David Almeida e Chico, não chegou a anunciar apoio à candidatura de Menezes, mas também não homologou a candidatura de Chico, que pleiteia concorrer com uma candidatura e pretende recorrer ainda da decisão desta terça-feira (30), apresentando embargos de declaração.

CONFIRMADOS

Também foram deferidas nesta terça-feira (30) pelo TRE-AM as candidaturas do governador Wilson Lima (UB) e do senador Omar Aziz (PSD), ambos concorrendo à reeleição. O governador foi o terceiro candidato ao Governo do Estado a ter sua candidatura aprovada. Antes, já haviam sido aprovadas as candidaturas de Carol Braz (PDT) e Ricardo Nicolau (PSD). Já para o Senado, quatro candidatos já tiveram o registro de candidatura deferido. Além de Omar e Menezes, Luiz Castro (PDT) e Bessa (SD) também já são oficialmente candidatos.

LIVE DE DURANGO

O pesquisador, publicitário e analista político Durango Duarte, com extensa experiência em campanhas políticas locais, realiza nesta quarta-feira (31), às 10h, uma live na qual vai expor sua avaliação do atual cenário eleitoral no Amazonas, a pouco mais de um mês das eleições. A live pode ser acompanhada no canal de Durango no YouTube: https://www.youtube.com/c/durangoduarte.

REUNIÕES ADIADAS

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) decidiram adiar até nova data a ser anunciada, a agenda de reuniões setoriais com os artistas de todos os segmentos, referentes à Lei Paulo Gustavo, devido à Medida Provisória 1.135/22, do governo federal, publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (29), que permite à União adiar os repasses aos setores da cultura.

PARABÉNS A DOM LEONARDO

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) aproveitou a sessão plenária desta terça-feira (30) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para parabenizar o arcebispo de Manaus e presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, Dom Leonardo Steiner, pela nomeação como novo cardeal da Igreja Católica. O arcebispo foi empossado pelo Papa Francisco no sábado, 27, em cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

PARA 40 MIL

A organização estima que até 40 mil pessoas compareçam ao comício que o ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá realizar nesta quarta-feira (31), às 18h, no Espaço Via Torres, na Avenida das Torres em Manaus. Medidas de segurança como mastros de bandeiras somente de PVC e total ausência de latas e garrafas estão entre as exigências da equipe do candidato.