A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira, 30/8, o seminário ‘Imaginação, faz de conta e brincadeira: o universo da Educação Infantil’, com a participação de chefes, gerentes, gestores, professores e pedagogos da rede municipal de ensino, que trabalham em tempo integral. O evento foi realizado no auditório Eulálio Chaves, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), RedSolare Brasil e Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil.
A meta do encontro é reforçar a identidade do atendimento na rede municipal de educação de Manaus às crianças da primeira infância da cidade e comunicar a urgência da garantia dos direitos de conviver, brincar, explorar, expressar e o conhecer das crianças.
O diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Anézio Mar, destacou que o trabalho realizado em prol da modalidade não mede esforços para constituir uma educação de qualidade.
“A gestão do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, tem se preocupado bastante com a Educação Infantil, e pensando exatamente em ações que possam promover essa discussão, essa reflexão é para que a gente verifique os avanços necessários dentro dessa etapa da educação básica. É uma etapa primordial para que as nossas crianças possam se desenvolver cada vez mais e possamos estar dentro do que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com as habilidades e competências desenvolvidas nos campos de experiências”, enfatizou Mar.
Com o tema “Resgatando as brincadeiras tradicionais”, a professora Bárbara Dias Gualberto, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Maria de Fátima Marques Campos, no bairro Tarumã, zona Oeste, participou do evento com seu relato de experiência do trabalho voltado aos alunos de sua escola.
“O evento em si é muito importante, porque traz essa ludicidade para os professores, assessores e todos os educadores de nossa rede municipal. Fui convidada para compartilhar a minha experiência, onde abordei o meu tema por meio do currículo, porque hoje o professor tem muita dificuldade para trabalhar com o nosso currículo e principalmente fazer o resgate dessas brincadeiras, nas quais estão sendo esquecidas”, disse Bárbara.
Para a chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Cláudia Magalhães, o seminário é uma oportunidade de reunir todos os educadores, que trabalham com a modalidade de ensino, seja na sede, bem como na rede municipal com vários trabalhos pedagógicos com os alunos.
“Estamos em um momento de gratidão, pela educação infantil, por tudo que se tem e faz pelo nosso prefeito David Almeida e a nossa secretária Dulce Almeida. Nós estamos trabalhando para chegar a ser o número um da educação infantil, onde nós almejamos, que nossos professores que estão na sala de referência com as nossas crianças para que saiam daqui munidos de conhecimento. Com isso, teremos uma escola e a sociedade na construção coletiva em uma educação de excelência para Manaus”, comentou Cláudia.
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, de acordo com a Lei nº 9.394/96, art.29.
Fonte: Semed