Tom moderado marca primeira exibição do horário eleitoral gratuito

Ainda não foi na primeira inserção do horário eleitoral gratuito na TV que o clima morno da campanha de 2022 esquentou. A grande maioria dos candidatos ao Governo do Estado focou em suas carreiras, feitos e atributos para se apresentar aos telespectadores-eleitores. Apenas Amazonino Mendes (Cidadania) e Ricardo Nicolau (SD) fugiram ao tom, fazendo críticas ao atual governo. Nesse quesito, Nicolau foi um pouco mais duro que o “Negão”, ao criticar a atuação do governo na pandemia.

QUEIMOU A LARGADA

Já pela manhã, antes da veiculação da propaganda eleitoral na TV, Amazonino disponibilizou sua inserção nas redes sociais e aplicativos de mensagens para quem quisesse assistir antes da veiculação oficial. No primeiro programa, o candidato da federação PSDB/Cidadania abordou o problema da fome, gravando na residência de uma família carente, e prometendo triplicar o auxílio estadual: de R$ 150 para R$ 450.

ENTERRAR O PASSADO

Wilson Lima (UB) enfatizou a verdade, a esperança e o trabalho em sua estreia no horário eleitoral na TV. Buscou focar em sua trajetória e realizações, mas também afirmou que é preciso não deixar que os poderosos do passado voltem ao poder. “Agora é trabalho, trabalho, trabalho, sempre no caminho da verdade e sempre ao lado do nosso povo”, disse o governador candidato à reeleição.

PEGARAM FALTA

Problemas técnicos deixaram os candidatos do PDT de fora da primeira exibição do programa eleitoral. A candidata ao Governo do Estado Carol Braz e o candidato ao Senado Luiz Castro pegaram falta no que seria sua primeira aparição no programa da TV.

O NOVO, DE NOVO

Primeiríssimo a se apresentar aos telespectadores, Eduardo Braga (MDB) utilizou imagens da convenção eleitoral, inclusive o vídeo do ex-presidente Lula (PT), em apoio à sua candidatura, que foi exibido na ocasião. Muito embora esteja almejando seu terceiro mandato como governador do Amazonas, Braga (MDB) se apresentou como a mudança, com o slogan “Para crescer tem que mudar”.

SEM O PADRINHO

E se Lula apareceu falando no horário eleitoral amazonense, o mesmo não aconteceu com Bolsonaro (PL). O Coronel Alfredo Menezes (PL), candidato ao Senado, preferiu não aparecer ao lado do seu padrinho de casamento na estreia. Nas inserções menores, exibidas nos intervalos comerciais ao longo da programação normal das emissoras, entretanto, Menezes surgiu ao lado de Bolsonaro reivindicando para si a responsabilidade pelo novo decreto do IPI que poupa os itens produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A VERDADE

A verdade é que Menezes defendeu aguerridamente os decretos anteriores, que prejudicavam a ZFM, chegando até mesmo a criticar os políticos locais que efetivamente lutaram pela salvaguarda do modelo econômico, como o prefeito David Almeida (Avante) que, esse sim, vociferou contra as medidas do governo central, bem como os parlamentares da bancada do Amazonas.

CABO ELEITORAL

O prefeito David Almeida, aliás, nem está concorrendo a nenhum cargo eletivo neste pleito, mas fez questão de aparecer na estreia do horário eleitoral pedindo votos para os candidatos de seu partido, o Avante.

‘O SENADOR DA VIDA’

O senador e candidato à reeleição Omar Aziz (PSD) se autointitulou o “senador da vida”, ao lembrar de sua atuação como presidente da CPI da Covid-19 no Senado e afirmar que, com a CPI, obrigou o governo federal a comprar vacinas para salvar a vida dos brasileiros.

REPRESENTATIVIDADE FEMININA

O PCdoB estreou exaltando as candidaturas femininas da legenda. A ex-senadora e candidata a deputada federal Vanessa Grazziotin e a Bancada das Manas, composta por cinco mulheres lideradas pela ativista cultural Michelle Andrews foram as estrelas do primeiro programa da legenda.

MUDANÇA DE ENDEREÇO

A Defensoria Pública Especializada em Interesses Coletivos quer ouvir a opinião da população sobre a transferência da Rodoviária Municipal de Manaus para o Terminal 6, localizado no bairro Lago Azul, na Zona Norte. Para tanto, lançou um questionário para ser respondido on-line até o dia 8 de setembro. Para acessar a consulta pública, os interessados devem acessar o link https://bit.ly/3QMcBVD.