O edital para o processo seletivo do programa Bolsa Pós-Graduação 2019 foi lançado nesta segunda-feira, 15/4, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em uma cerimônia que reuniu representantes das dez Instituições de Ensino Superior (IESs) parceiras do programa.
Este ano o número de vagas oferecidas será de 10,7 mil, entre bolsas integrais (100%) e parciais de 50% ou 75%. De acordo com o edital, as inscrições on-line começam a partir das 9h da próxima segunda-feira, 22, pelo endereço eletrônico: http://portalespi.manaus.am.gov.br, e se encerram às 23h59 do dia 5/5.
Durante o anúncio, o prefeito destacou a importância das parcerias com as IESs participantes e lembrou que em sua gestão houve uma reorganização do Bolsa Universidade, a criação dos programas Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas.
“Só desta vez estamos oferecendo mais de dez mil vagas para quem quer fazer uma pós-graduação e que atenda aos requisitos em lei que o programa exige. Estamos nos preparando para, em breve, estarmos lançando o Bolsa Creche, aproveitando creches já existentes, boas, e que atendam nossas exigências e análises para que possamos atender mais crianças. Nós fizemos mais creches que todos os prefeitos juntos, temos mais para inaugurar, mas ainda é pouco frente ao que é necessário”, disse o prefeito, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro.
Ainda segundo Arthur, o novo programa funcionará nos moldes dos já existentes Bolsas Universidade e Idiomas
A administração dos programas é da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi/Semad), e conforme o secretário Lucas Bandiera, o Bolsa Pós-Graduação ampliou as possibilidades de aprovação no processo seletivo, não só pela quantidade de vagas, mas principalmente por ter alterado o valor da renda mínima do participante que antes era de 2,5 salários mínimos, para os atuais 3,5 salários mínimos.
“Atendendo a necessidade do projeto, alteramos a renda mínima para que a abrangência do Bolsa Pós-Graduação seja mais efetiva e tenha uma adesão maior”, explicou Bandiera.
A diretora da Espi, Sthela Cyrino, explicou que para participar, o candidato deve residir em Manaus, possuir diploma de curso superior ou concluir graduação até junho de 2019 (finalista) e ter renda familiar não excedente a 3,5 salários mínimos (por pessoa da família). “O candidato também não pode estar cursando ou ter concluído curso de especialização em nível de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu”, esclareceu.
Nesta edição, o programa oferta 144 cursos em diversas áreas em dez Instituições de Ensino Superior parceiras: Boas Novas, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Estácio, Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), Fametro, Fucapi, Instituto Superior de Ensino Leanorte (Isel), Martha Falcão Wyden, Nilton Lins e Santa Teresa.