Foi publicado, nesta quarta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União, o novo decreto de redução do IPI. Desta vez, a edição do decreto apresentou algumas diferenças em relação aos anteriores, sendo a principal delas a proteção de 95% dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus. O fato de não ter sido publicado na calada da noite em véspera de fim de semana ou feriadão é outra diferença. Ao que tudo indica, a equipe de Paulo Guedes decidiu contemplar a ZFM no ‘pacote de bondades’ pré-eleitorais do governo federal.
MORAES OU REELEIÇÃO?
Resta saber se a salvaguarda da ZFM na quarta edição do decreto do IPI é fruto da batalha da bancada do Amazonas, da pressão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, com suas liminares em favor da ZFM, ou da postura menos agressiva que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) vem adotando em busca de votos. O REBOJO aposta na opção “todas as alternativas anteriores”.
COLETIVA DE IMPRENSA
Outro diferencial desta quarta versão do decreto foi o cuidado de realizar uma coletiva de imprensa, via YouTube, para esclarecer os principais pontos da nova resolução. Ficou esclarecido, por exemplo, que foi mantida a proteção dos 61 produtos da ZFM já incluídos no decreto anterior e acrescidos mais 109 produtos, totalizando 170 produtos salvaguardados. A proteção aos produtos da ZFM foi um dos eixos centrais da coletiva concedida por técnicos do Ministério da Economia.
PARCERIA CONTINUARÁ
O governador Wilson Lima (UB), candidato à reeleição pela coligação “Aqui é Trabalho”, revelou nesta quarta-feira (24) que, caso reeleito, pretende levar adiante a parceria que mantém atualmente com a Prefeitura de Manaus. Wilson anunciou que uma das obras que pretende realizar em parceria com o prefeito David Almeida (Avante) é a construção da nova Manaus Moderna, com uma verdadeira modernização do complexo, fazendo jus ao nome do local.
WILSON NA LIDERANÇA
Nova pesquisa do Instituto Ipec divulgada nesta quarta-feira (24) mostra o governador Wilson Lima (UB) em primeiro lugar na pesquisa instantânea, com 25% das intenções de voto. Amazonino (Cidadania) surge em segundo lugar com 19%. A pesquisa estimulada aponta para um empate entre os dois, com 30% das intenções de voto para ambos. A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 20 cidades do Amazonas.
OMAR NA POLE
A pesquisa também traz Omar Aziz (PSD) em primeiro lugar na corrida pelo Senado, em ambos os cenários. Na estimulada, Omar tem 29%, Arthur Neto 25% e Coronel Menezes 12%. Já na pesquisa espontânea, Omar surge com 11%, Arthur Neto com 8% e Menezes com 5%.
TROPAS FEDERAIS NO AM
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) enviou ao Tribunal Superior Eleitoral pedido de apoio das Forças Federais para a garantia da votação e da apuração das Eleições Gerais 2022 em zonas eleitorais de 10 municípios do Amazonas. São eles Autazes, Guajará, Itamarati, Maraã, Maués, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Tefé.
FUNÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL
Prestes a estrear sua versão armada, a Guarda Municipal de Manaus terá que levar em consideração o entendimento que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reforçou recentemente sobre a sua função. A Corte determinou que as guardas municipais não têm poder de polícia. Abordagens e revistas, por exemplo, estão fora de sua alçada. Para o colegiado da Sexta Turma do STJ, as guardas municipais devem se limitar à proteção de bens, serviços e instalações dos municípios.
INOVAÇÃO NA CAMPANHA
A candidata indígena a deputada federal Wanda Witoto (Rede) decidiu inovar incluindo as crianças em sua campanha eleitoral. Wanda lançou o livro “Colorindo com Vanda Witoto”, que pode ser baixado no site vandawitoto.com.br.