A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, concluiu, na tarde desta sexta-feira (12), a eleição dos estudantes que irão participar do programa Parlamento Jovem 2019. O processo eleitoral foi encerrado com a Escola Estadual Ruy Alencar, do Conjunto Nova Cidade, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.
Após assistirem a palestra sobre Educação Cidadã, ministrada pela gerente de Educação Cidadã da Aleam, Cassandra Serejo Cabral dos Santos, os alunos da Escola Ruy Alencar elegeram Monike Chaves Souza, de 16 anos, como deputada jovem titular. As estudantes Keule Oliveira da Silva, 24 anos, e Aminaele Lima da Silva, 16, conquistaram a primeira e a segunda suplência, respectivamente. O pleito aconteceu no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima. As três jovens cursam o 2º ano do Ensino Médio.
Ao longo de três semanas, 22 escolas escolheram 24 deputados jovens. Eles agora se prepararam para vivenciar a rotina de um deputado estadual e do processo democrático na Assembleia. Os alunos atuarão na simulação de um mandato parlamentar de duas semanas, entre os dias 6 a 17 de maio. Cada um dos titulares eleitos terá seu suplente e será apadrinhado por um deputado estadual, a exemplo do que ocorreu nas edições anteriores. Este ano é a 12ª Legislatura.
Levantando a bandeira das minorias, a deputada jovem eleita Monike Chaves disse que pensa em desenvolver um projeto que coloque a primeira língua dos deficientes auditivos como uma matéria complementar nas escolas públicas. “Como ela é considerada uma língua definitiva no Brasil, eu acredito que toda criança deveria aprender, e não só os deficientes auditivos”, afirmou Monike. Para ela, isso fará com que no futuro se consiga quebrar o maior problema dos deficientes auditivos, que é a falta de comunicação.
A gerente de Educação Cidadã da Aleam, Cassandra Serejo, avaliou como positiva a participação dos estudantes no processo eleitoral. “Excelente! Cada ano melhor. E 2019 promete”, declarou a educadora. Ela ressaltou que os alunos estão se apresentando com objetivos bem claros para as proposituras. “Estão trazendo assuntos de grande apelo, relevância social e consciência crítica. E isso é bem importante”, observou Cassandra.
Os estudantes da Escola Ruy Alencar estiveram acompanhados no Parlamento Estadual pelos professores Melquisedeque Franco Mesquita (de Química), Eliane Freitas Valentim (Física) e James Balieiro Saraiva (Língua Portuguesa).
O programa Parlamento Jovem é realizado pela Assembleia Legislativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).
ELEITOS POR ESCOLA AO PARLAMENTO JOVEM 2019
Acram Muny Nunes Haddad (Escola Estadual Ernesto Penafort)
Adriano Luiz Cruz de Araújo (Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro)
André Luiz Girão Ferreira (Escola Estadual Cecília Ferreira da Silva)
Carlos Victor da Silva Marialva (Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida)
Elsson Daniel Sampaio Machado (Escola Estadual Josué Cláudio de Souza)
Endell Gomes Gama (Escola Estadual Frei Mário Monacelli)
Ezequias Carvalho da Silva (Escola Estadual Solon de Lucena)
Fabrício Tomaz do Nascimento (Escola Estadual Vicente Telles de Souza)
Fernando Almeida dos Santos (Escola Estadual Belarmino Alves Marreiro)
Giselly Pereira Barbosa (Escola Estadual Benedito Almeida)
Gleison Aranha da Silva (Escola Estadual Luizinha Nascimento)
Guilherme Pinheiro Guedes (Centro de Educação SESC – José Roberto Tadros)
Jheyne Laressa dos Santos Silva (Escola Estadual Cleomenes do Carmo Chaves)
José Emmanuel Cabral Oliveira (Escola Estadual Professora Sebastiana Braga)
José Victor Marques Rodrigues (Escola Estadual Professora Ruth Prestes Gonçalves)
Karen Raquel Pereira de Souza (Colégio Brasileiro Pedro Silvestre)
Leonardo Lins Oliveira Nunes (Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós)
Lídia Isabelle de Oliveira Souza (Escola Estadual Benedito Almeida)
Lucas Roberto de Lima Cardoso (Escola Estadual Jacimar da Silva Gama)
Monike Chaves de Souza (Escola Estadual Ruy Alencar)
Quemuel Faustino Pontes (Escola Estadual Professora Sebastiana Braga)
Rafaela Cristina Pereira Santos (Escola Estadual Jairo da Silva Rocha)
Sthefany Cabral de Castro (Escola Estadual Adelaide Tavares)
Thamires Diovana de Sales Pereira (Escola Estadual Gilberto Mestrinho)