O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) entregou, nesta sexta-feira (12), o Título de Cidadão do Amazonas ao cirurgião cardiovascular Silas Fernandes de Avelar, em reconhecimento ao trabalho que o médico vem desenvolvendo no Amazonas nos últimos 12 anos.
“Esta Casa se sente com o sentimento de dever cumprido em fazer essa justa homenagem a quem nasceu com o dom de salvar vidas. Obrigado por ter escolhido o Amazonas para viver, morar e exercer um trabalho digno que faz bem à nossa sociedade. Parabéns e seja bem vindo novo caboclo amazonense ao novo berço da sua vida”, disse Josué Neto, autor do projeto que propôs a homenagem.
O médico Silas Avelar, é natural de Ceres, interior de Goiás, mas mora há 12 anos no Amazonas, onde já realizou mais de seis mil cirurgias, sendo destaque em procedimentos nunca realizados na capital amazonense.
Em seu discurso, o médico agradeceu ao deputado Josué pela homenagem e a todos seus familiares, amigos e pacientes. “Quero agradecer esse reconhecimento, agradecer à minha família, as pessoas que trabalham comigo, toda minha equipe e agradecer aos meus pacientes em especial”, disse.
Silas também falou sobre a importância da sua especialidade para diversas áreas da medicina. Segundo ele, a cirurgia cardiovascular introduziu técnicas, conceitos, expertises em muitas outras áreas, citando que a circulação extracorpórea (substituição temporária das funções de órgãos vitais de um paciente, como coração e pulmão, quando eles estão inoperantes durante uma complexa cirurgia cardíaca, por exemplo), “é um avanço tão significativo como a ida do homem à lua”.