Manaus é líder em pobreza, segundo Boletim Desigualdade nas Metrópoles

Divulgada esta semana, a 9ª edição do Boletim Desigualdade nas Metrópoles, estudo realizado em parceria pela PUCRS, o Observatório das Metrópoles e a RedODSAL, aponta Manaus na liderança em pobreza entre as 22 maiores regiões metropolitanas do Brasil. Segundo o boletim, a pobreza alcança mais de 40% dos habitantes da capital do Amazonas, percentual somente alcançado por duas regiões metropolitanas em todo o Brasil: Manaus (41,8%) e São Luís (40,1%).

NAS REDES DE BRAGA

Os dados, divulgados na segunda-feira (8), mereceram destaque nas redes sociais do senador e candidato ao Governo do Estado Eduardo Braga (MDB), que fez um paralelo entre pobreza e violência. “Manaus já foi conhecida por suas belezas e o calor de seu povo, hoje é destaque nacional pela violência. Uma coisa muito triste para todos nós! Precisamos nos unir para mudar essa situação”, postou o senador.

RECEBIDOS DO BLOGUEIRO

O candidato ao Governo do Estado Amazonino Mendes (Cidadania) resolveu assumir seu lado blogueiro nas redes sociais e gravou um vídeo de “recebidos”, prática comum entre famosos da internet quando recebem mimos de empresas e seguidores. No caso do “Negão”, os recebidos foram balas de mangarataia, segundo ele para melhorar seu “ram ram”, que alega ser sequela da Covid-19. Sempre batendo na tecla de sua idade avançada, Amazonino agradeceu o presente “com a cabeça jovem e coração de menino”.

HOMENAGEM A BRUNO PEREIRA

Foi aprovada por unanimidade pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) a homenagem ao indigenista Bruno Pereira, morto no Vale do Javari em junho, em reconhecimento à sua colaboração para a instalação de novas seções eleitorais naquela região, principalmente em aldeias indígenas. Os desembargadores Jorge Lins e Carla Reis, presidente e vice-presidente e corregedora do TRE-AM, estarão em Atalaia do Norte nesta quinta-feira (11) para a solenidade de inauguração de uma placa com a fotografia de Bruno Pereira, que passará a denominar o Cartório da 42ª da Zona Eleitoral, instalado no município.

PAGAMENTO APROVADO

A lei que autoriza o pagamento extraordinário dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foi aprovada nesta quarta-feira pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Com a aprovação da lei, poderão ser liberados os R$ 97 milhões que serão pagos aos professores que trabalharam na década de 90.

NOVA SEDE EM ITACOATIARA

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) inaugura, nesta quinta-feira (11), as novas instalações das três promotorias de Justiça do município de Itacoatiara. A nova sede se chama Raimunda Holanda de Souza, em homenagem à mãe do Conselheiro de Contas Josué Cláudio de Souza Neto. Para o Procurador-Geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, a inauguração da nova sede em Itacoatiara, cidade onde ele nasceu, concretiza mais uma etapa do projeto de modernização estrutural anunciado no início de sua gestão.

ARTE PELA CIDADE

O DJ Tubarão foi responsável pela intervenção artística que aconteceu ao cair da tarde desta quarta-feira (10) no complexo turístico Ponta Negra, como parte do projeto “Arte pela Cidade”, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com as secretarias municipais de Comunicação (Semcom) e de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).