Após perder uma longa queda de braço com o candidato ao Senado Alfredo Menezes (PL), o ex-vereador Chico Preto (Avante) anunciou em live na noite desta segunda-feira (8) que não se conformou com a derrota e vai recorrer à Justiça para tentar ganhar o direito de lançar uma candidatura avulsa ao Senado. A briga vem se estendendo há meses e se deu em torno da exigência de Menezes e do PL para que houvesse apenas um candidato ao Senado na coligação pela reeleição do governador Wilson Lima (UB).
‘AVANTE NÃO RECONHECEU MENEZES’
Durante a live em que anunciou que continua lutando por sua candidatura, Chico Preto aproveitou para colocar um pouco de pimenta na relação já estremecida entre o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o Coronel Menezes, agora candidato único ao Senado da coligação da qual o Avante faz parte. “O Avante não reconheceu Menezes como o candidato da coligação”, afirmou. E voltou a declarar que Menezes prejudicou Manaus e, portanto, não pode ser reconhecido pelo partido como o candidato ao Senado pela coligação.
ATAQUE À IMPRENSA
Chico Preto aproveitou também para atacar parte da imprensa, dizendo que foi vítima de fake news por parte de “portais e blogs vagabundos, que aceitam dinheiro para fazer esse tipo de coisa”. Chico se referia a notícias que davam conta de que ele seria candidato a deputado federal, possibilidade que rechaçou totalmente durante a live. “São portais e blogs de pouco valor. Que se vendem por 30 moedas de prata”, disse.
DEFESA DE DAVID
O prefeito David Almeida mereceu uma defesa firme de Chico Preto, que elogiou sua postura “sempre correta e clara” durante a disputa que resultou em derrota para a candidatura do ex-vereador. “Ele esticou a corda até onde pôde. O processo foi maior do que todos nós. O processo foi avassalador”, afirmou, ao acusar partidos de atenderem às ordens de Menezes, que, segundo Chico, tem medo de ganhar a eleição no voto e quer ganhar por W.O.
‘TEM ESSE DIREITO’
Em evento de reinauguração de uma escola municipal, na manhã desta terça-feira (9), o prefeito David Almeida afirmou que Chico Preto tem direito a pleitear uma candidatura avulsa ao Senado, mas deixou claro que não foi isso que foi deliberado pelo Avante.
APOIO DOS EVANGÉLICOS
Já detentor do maior arco de alianças de uma candidatura ao Governo do Estado, com 10 partidos e 42 prefeitos do interior, o governador Wilson Lima (UB) conseguiu mais um apoio significativo na noite desta segunda-feira (8), durante a primeira convenção geral de pastores, coordenada pela Base Cristã do Amazonas: o de pastores e membros de igrejas evangélicas. Wilson participou do evento junto ao prefeito de Manaus, David Almeida, e afirmou que as igrejas foram fundamentais nos momentos mais difíceis na pandemia da Covid-19.
CONTAS REPROVADAS
O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovou as contas de 2020 do então prefeito de Presidente Figueiredo em, Romeiro Mendonça, em sessão ordinária na manhã desta terça-feira (9). De acordo com o relatório, apresentado pelo auditor Luiz Henrique Mendes, o gestor deixou de cumprir com a Lei Orçamentária Anual. O relatório aponta que Romeiro descumpriu com o orçamento nos limites estabelecidos pela Lei Orçamentária Anual. De acordo com o relator, o gestor ultrapassou o limite para abertura de crédito adicional suplementar.
APRENDENDO A PRESTAR CONTAS
Com o objetivo de capacitar os participantes sobre as regras que normatizam a correta prestação de contas das campanhas eleitorais, a Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas vao realizar o Curso de Prestação de Contas Eleitorais – Eleições 2022. Sob a responsabilidade dopalestrante, Rinaldo Paes Guimarães, Chefe da Seção de Contas do TRE-AM e Especialista em Prestação de Contas Eleitorais, o curso será realizado no dia 15 de agosto, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na sede do TRE-AM. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://www.tre-am.jus.br/o-tre/escola-judiciaria-eleitoral/eventos-em-andamento