Apontado como o nome para concorrer a vice-governador na chapa de Amazonino desde o ano passado, quando começou a se falar nas eleições de 2022, Humberto Michiles viu, depois, seu nome ser preterido até o último minuto da escolha, quando foi oficializado como o vice do “Negão”. Em entrevista a jornalistas durante a convenção da federação Cidadania-PSDB, Michiles afirmou que a escolha de seu nome não priorizou ganhar a eleição. “Não deu prioridade, vamos dizer assim, a ganhar a eleição. Porque se fosse para ganhar a eleição, não seria eu”, afirmou.
ELOGIOS AO NEGÃO
Humberto Michiles falava, no momento, sobre o fato de estar afastado da política há 16 anos e, portanto, não ter muitos votos para agregar aos votos de Amazonino. Michiles, entretanto, não poupou elogios ao “Negão”, a quem chamou de “campeão do Brasil”, por conta dos quatro mandatos de governador que acumula em seu currículo político.
DAVID ATACA BOLSONARO
O prefeito David Almeida (Avante) continua firme no propósito de não poupar críticas ao governo Bolsonaro quando vê a Zona Franca de Manaus atacada. Após a edição de mais um decreto, burlando a decisão do STF, e ferindo de morte o polo de concentrados da ZFM, o prefeito, mais uma vez saiu em defesa do modelo econômico amazonense, fazendo duras críticas ao poder central.
ALA DO PT NÃO ENGOLE APOIO A BRAGA
Uma coisa ficou bem clara nas convenções do PT e da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil): uma ala significativa do PT não engole o apoio do partido a Eduardo Braga (MDB), muito embora ele tenha sido costurado pelo próprio, ex-presidente Lula, líder supremo da agremiação. Na convenção do PT, houve uma verdadeira debandada quando o senador começou a discursar.
CONVENÇÃO NÃO DESATA NÓ NO PSOL
O racha no Psol continua, mesmo após a realização da convenção do partido, neste domingo (31), que oficializou as candidaturas de Marcelo Amil e Luiz Carlos Marques ao Governo do Amazonas, de Herbert Amazonas ao Senado Federal. Com o partido rachado, parte da militância se recusa a aceitar a candidatura de Amil e tenta reverter a decisão da convenção. Diante da situação, a presidente estadual da legenda, Rosilane Almeida, emitiu uma nota afirmando que “a convenção do Psol realizada neste domingo (31) é legítima”.
SE VALEU DA JUSTIÇA ELEITORAL
A presidente do Psol diz ainda, na nota emitida na tarde desta segunda-feira (1º), que o registro da Ata da Convenção foi legitimado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) na manhã desta segunda-feira (1º), às 10h. A nota encerra dando um recado para a ala que insiste em não aceitar a candidatura de Marcelo Amil. “Qualquer outra reunião ou decisão sem a anuência do órgão máximo eleitoral não é válida”.
LISTA DOS REPROVADOS
Com o objetivo auxiliar a Procuradoria Regional Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na análise do registro de candidaturas às eleições deste ano, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) vai entregar, na tarde desta terça-feira (2), uma lista contendo nomes de todos os gestores que tiveram as contas reprovadas pela Corte de Contas amazonense nos últimos 8 anos. O encontro será realizado no auditório do Fórum Eleitoral, ao lado da sede do TRE-AM, às 14h.
APRENDENDO A REGISTRAR CANDIDATURA
De forma híbrida, com transmissão pelo YouTube e em formato presencial, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou nesta segunda-feira (1), no auditório do Fórum Eleitoral de Manaus, o Curso de Registro de Candidaturas para as Eleições Gerais 2022. O curso contou com palestras ministradas pelo servidor Waldiney Albuquerque Siqueira, chefe da Seção de Partidos Políticos do TRE-AM, com temas sobre “Calendário Eleitoral”, “Noções Básicas do Processo: Partidos, Federações e Coligações”, “Convenções”, “Pedido Coletivo de Registro”, “Pedido Individual de Registro”, “Condições de Elegibilidade”, “Cota de Gênero”, “Renúncia, Falecimento e Substituição”, “Dissidência Partidária” e Publicação das Decisões”.
CSU MOVIMENTADO DE NOVO
Após passar o mês de junho todo bastante movimentado pelo seu famoso e tradicional arraial, o Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez inicia agosto abrigando o evento “Feira Me Encanta Manaus – Pai, Me Leva”, que promete muito desapego, atrações musicais, grupos de dança, gastronomia, moda, artesanato, parquinho. O evento é gratuito, de 3 a 7 de agosto, das 16h à meia-noite, no CSU do Parque Dez. Serão mais de 100 expositores e 15 atrações artísticas.