Com o final do prazo das convenções eleitorais partidárias se aproximando, as especulações sobre os candidatos a vice nas chapas dos principais concorrentes ao cargo de Governador do Estado só crescem. E surgem em forma de afirmação categórica, o que acaba não sendo confirmado oficialmente pelos principais envolvidos nas escolhas, que preferem manter o clima de mistério até a data das respectivas convenções eleitorais. Como reza o dito da sabedoria popular, entretanto, onde há fumaça, há fogo.
A ESCOLHA DE DAVID
Tem sido noticiado, por exemplo, que o prefeito David Almeida (Avante), responsável por indicar o vice na chapa do governador Wilson Lima (UB), já fez sua escolha: seria o ex-chefe da Casa Civil da Prefeitura, Tadeu de Souza. O prefeito, contudo, ainda não confirma a informação e diz que o nome só será anunciado na convenção do Avante, que está marcada para o dia 4, véspera do final do prazo para a realização das convenções.
A ESCOLHA DE DAVID 2
A indicação de David envolve seus planos futuros de ser governador do Estado. Ele precisa ter total confiança de que seu escolhido para compor a chapa de reeleição de Wilson Lima não vai ser arvorar a ser candidato ao governo ao fim do mandato, caso seja eleito. Será o segundo e último mandato de Wilson Lima, se ele for reeleito, e, dentro do grupo político que está sendo formado pelo prefeito e pelo governador, quem está na vez de concorrer ao governo em 2026 é o próprio David Almeida. Ele precisa, portanto, ter a certeza que seu indicado não seria capaz de trai-lo em 2026.
O VICE DO ‘NEGÃO’
Mas o que balançou mesmo as estruturas do mundo político local foi a notícia surpreendente de que o vice do pré-candidato ao Governo do Estado Amazonino Mendes (Cidadania) será seu filho, o empresário Armando Mendes. A notícia também ainda não foi oficialmente confirmada, o que só se dará na convenção da federação PSDB-Cidadania, no dia 30, mas pessoas próximas a Amazonino dão como certa a decisão. Nos bastidores, Armando Mendes já vinha sendo uma figura central e o tomador das decisões envolvendo a atual empreitada política do pai.
O GAROTO AMAZONINO
Recebido sob gritos de “O Negão voltou”, Amazonino Mendes (Cidadania) participou nesta quarta-feira (27) do Encontro da Juventude de seu partido. O “Negão” disse ser um jovem, “um garoto”. “Eu sou velho fisicamente, mas essa cabeça nunca deixou de ser rebelde, revolucionária e inovadora”, disse Amazonino na reunião com os jovens de seu partido, na qual disse que queria falar à juventude não como um velho, mas como o jovem que é.
AMIL MOSTRA PRESTÍGIO
O advogado e pré-candidato ao Governo do Estado Marcelo Amil exibe prestígio junto à executiva nacional do PSOL, ao ser um dos convidados para o debate “Os desafios da esquerda na eleição majoritária”, promovido pela Secretaria Nacional de Comunicação do partido. Amil, entretanto, não é unanimidade entre a militância local da legenda, que não tem conseguido se entender e entrar em consenso acerca de um nome para ser o candidato ao governo. O debate, em forma de live, será transmitido ao vivo pelo Facebook da Rede Sol, nesta quinta-feira (28), às 19h.
BR-319 E AS PROMESSAS DE CAMPANHA
Usada como promessa de campanha eleitoral há décadas, a pavimentação da BR-319 não podia ficar de fora das eleições 2022. Promessa até agora não cumprida do governo Bolsonaro, a pavimentação da estrada já está sendo usada na pré-campanha do candidato ao Senado Alfredo Menezes (PL). Ele anunciou nesta quinta-feira (28), que o impasse acerca do asfaltamento do trecho do meio da rodovia finalmente chegou ao fim.
AGORA VAI
Segundo Menezes, a licença prévia para reconstrução da BR-319, trecho do meio, foi emitida nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e entregue ao Ministério de Infraestrutura, que prontamente enviou uma cópia a ele. “Acabei de receber a licença prévia para reconstrução da BR-319, trecho do meio. Com esta licença, em primeira mão, vai iniciar o processo de licitação para a construção das três primeiras pontes vindo de Porto Velho (RO) para Manaus (AM), localizado no trecho do meio de 400 quilômetros”, anunciou.
ZFM NA ESCOLA
A Escola Estadual Ruy Araújo, no bairro da Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, recebeu na manhã desta quinta-feira (28), a segunda atividade do projeto “Suframa nas Escolas”. O objetivo da iniciativa é conscientizar alunos finalistas do ensino médio de escolas públicas sobre a importância do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e os benefícios que ela traz para a Amazônia Ocidental e Amapá, nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico.