MPAM marca presença em Roda de Conversa sobre movimento de Mulheres Negras no Amazonas

Na próxima quinta-feira, 28/07, o Ministério Público do Amazonas realizará Sessão Solene, de entrada em exercício de três novos Procuradores de Justiça, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, Jorge Ayres Martins e Sarah Pirangy de Souza. A cerimônia ocorrerá às 16 h, na sede do órgão, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, zona oeste de Manaus.

Segundo o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, a escolha dos novos Procuradores de Justiça reflete a expansão do órgão, impactando diretamente no melhor atendimento à sociedade e ao bom funcionamento do sistema judiciário no Estado.

“Para o Ministério Público do Amazonas é muito importante expandir o número de Procuradores em seu quadro, considerando a grande repercussão social das ações desempenhadas pelos Membros que chegam ao ápice da carreira ministerial. Temos o sentimento de dever cumprido. Com esses três novos cargos de Procurador, contabilizamos seis Procuradores de Justiça entrando em exercício na atual gestão. Nosso escopo é a simetria entre Procuradores e Desembagadores e chegar a 26, além dos dez novos cargos de Promotor de Justiça na entrância final, com atuação na capital do Estado”, disse o PGJ.

Os Procuradores de Justiça

O Procurador de Justiça é membro do Ministério Público que atua junto ao Tribunal de Justiça, na segunda instância. Assim como o Promotor de Justiça, o Procurador de Justiça atua na defesa dos interesses da sociedade, em diversas áreas de interesse coletivo, como meio ambiente, direito do consumidor, criminal, dignidade humana, patrimônio público e saúde pública.

Enquanto os Promotores de Justiça atuam nos processos em seu estágio inicial, até o julgamento em primeiro grau (1ª instância) nas Varas Estaduais, os procuradores de Justiça passam a atuar quando o processo entra em grau de recurso.