Colégio Pedro Silvestre já tem representante ao Parlamento Jovem 2019

“Eu pretendo defender a inclusão dos surdos dentro das escolas porque acredito que eles sejam muito negligenciados”.  Foi o que disse na tarde desta segunda-feira (8) Karen Raquel Pereira de Souza, de 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, localizado no Centro de Manaus. Ela foi eleita deputada para a 12ª Legislatura do Parlamento Jovem 2019, em votação no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

Os 70 estudantes e quatro professores, que exerceram o direito de escolha, elegeram, ainda, Murilo Bruce de Sousa, 18 anos, e Karen Gabriely Sena Rodrigues, 16, como primeiro e segundo suplentes de Karen Raquel, respectivamente. Os dois também cursam o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.

A prévia do processo eleitoral foi marcada por duas palestras. Em um primeiro momento, a gerente de Educação Cidadã da Escola do Legislativo, Cassandra Serejo Cabral dos Anjos, discorreu sobre o tema Educação Cidadã. Em seguida, a pedagoga da Aleam, Josy Kelly Rocha Martins, explanou a respeito do Programa Parlamento Jovem Estadual. “Falamos da importância do Poder Legislativo, da representação política, da responsabilidade deles enquanto suas escolhas”, afirmou Cassandra, destacando um trecho de sua exposição aos adolescentes.

O professor de Língua Portuguesa, Pabliano Nogueira dos Santos, que acompanhou os estudantes ao Parlamento Estadual, enalteceu a importância da iniciativa da Aleam como tarefa extraclasse. “A atividade de extensão acaba criando uma nova dinâmica para a escola, oportunizando novos horizontes ou experimentações do aluno com uma realidade mais concreta”, expressou o educador. Além dele, esteve presente o professor de Geografia, Ezedequias Queiroz Silveira, e os professores-residentes Emerson Miranda (Geografia) e Luiz Ricardo Sevalho de Deus (Língua Portuguesa).

A eleição para o Parlamento Jovem 2019 prossegue nesta terça-feira (9), com a Escola Estadual Jacimar da Silva Gama, do bairro Petrópolis, pela manhã, e, à tarde, a Escola SESC – José Roberto Tadros, do bairro Campos Elíseos. Na quarta-feira (10) é a vez da Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro, do bairro Japiim, assim como a Escola Estadual Luizinha Nascimento. Quinta-feira (11): Escola Estadual Profª Sebastiana Braga, da Cidade Nova, e o Instituto de Educação do Amazonas, localizado no Centro. Por fim, na sexta-feira (12), elegem seus deputados jovens a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, do bairro Aparecida, e Escola Estadual Ruy Alencar, do Conjunto Nova Cidade.

O Parlamento Jovem é um programa da Aleam, cujo objetivo é possibilitar aos alunos da rede estadual de ensino vivenciar a rotina de um deputado estadual, bem como do processo democrático. Os estudantes participam de uma jornada parlamentar na Casa, onde são diplomados e exercem um mandato de dez dias. O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc). Ao todo, 24 deputados jovens integram a Legislatura