Fundação desenvolve atividades de extensão, ensino e pesquisa e oferta serviço de assistência em saúde por meio da Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve nesta terça-feira (12/07) acompanhando os serviços oferecidos pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) para estimular a longevidade e a qualidade de vida da população idosa. A fundação desenvolve atividades de extensão, ensino e pesquisa e oferta, ainda, serviço de assistência em saúde por meio da Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro.
As atividades voltadas para o ensino já atenderam mais de 25 mil participantes, desde 2019. Foram ofertados diversos cursos como Preparação para Aposentadoria, Conscientização sobre violência contra a pessoa idosa e Educador Social do Envelhecimento.
Além disse, a FUnATI é hoje reconhecida nacional e internacionalmente pelas pesquisas sobre o envelhecimento do “homem da floresta” e por sua fomentação no processo educativo quanto ao envelhecimento e longevidade com qualidade de vida.
“São uma série de atividades importantes para essas pessoas que já deram uma contribuição significativa para o Estado, e a inda têm muito a contribuir, e a gente está trabalhando para que eles tenham esse espaço de acolhimento”, destacou o governador.
ESTUDOS E CURSOS
O Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec) contabiliza 36 artigos publicados em revistas internacionais de alto impacto; 5 livros escritos; 27 capítulos de livros escritos por pesquisadores da FUnATI; apresentação de 58 trabalhos de pesquisas em congressos Nacionais e Internacionais, sendo que desses mais de 12 deles foram premiados como melhores trabalhos.
Também há um registro de patente do processo desenvolvido na obtenção de extrato a base de guaraná com baixo teor de cafeína para ser aplicado na área de cosmetologia e a implantação da Revista Amazonense de Geriatria e Gerontologia, onde foram publicados nesses 3 anos mais de 40 artigos.
Em relação à extensão, são oferecidos cursos e oficinas livres para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. Entre as atividades estão pilates, artesanato, natação, musculação e outros. As atividades possibilitam a aquisição de novos conhecimentos e a troca de experiências entre os profissionais e a comunidade.
QUALIDADE DE VIDA
Para a aposentada Juliangélica Souza, de 62 anos, os serviços ofertados pela fundação lhe dão qualidade de vida. “Eu faço drenagem linfática, eu tenho psicóloga, eu tenho nutricionista, eu tenho uma gama de atendimentos que eu não busco em outro lugar, só aqui. Da enfermagem ao mais alto escalão. Eu não saberia viver sem estar aqui”, disse.
Em assistência em saúde, a fundação já realizou mais de 103 mil atendimentos desde 2019. A Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro oferece atendimentos em Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Clínico Geral, Odontologia, Oftalmologia, Psicologia e outros.
O aposentado Raimundo Nonato, de 72 anos, destaca a qualidade do atendimento da policlínica. Ele, que já se consultou no serviço de oftalmologia, fala sobre a experiência. “O atendimento aqui é ótimo, bom demais. As enfermeiras são ótimas, bem-educadas. Eu só tenho sido bem atendido. É a segunda vez que venho aqui”, disse.