A comunidade fica a 20 minutos de barco de Manaus e a Mostra tem o apoio do Programa Cultura Criativa – 2021, Prêmio “Amazonas Criativo”, do Governo do Estado do Amazonas.
A I Mostra ArteNaMata de Cultura e Economia Criativa, coordenada pelo artista visual Zeca Nazaré, e que será realizada neste fim de semana (sábado e domingo, 25 e 26 de junho), promete movimentar a comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada a 20 minutos de barco de Manaus.
O projeto, contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2021 – Prêmio “Amazonas Criativo”, do Governo do Estado do Amazonas, já tem confirmado 20 artistas e empreendedores da comunidade do Livramento e entorno, que estarão expondo seus produtos das 10h às 16 horas.
Além dos trabalhos e serviços disponíveis para venda, como quadros, utensílios de madeira, cestaria, artesanato e pintura corporal indígena, a primeira edição da mostra também tem o objetivo de movimentar restaurantes e pousadas locais, além de potencializar os passeios turísticos nas comunidades do entorno.
Os visitantes podem ainda conhecer os ateliês ArteNaMata e a Casa do Artesão.
Artistas já confirmados
Entre os artistas já confirmados estão o parintinense Luiz Salgado, morador da comunidade do Livramento há mais de dez anos; Dhiani Pássaro, artista visual da etnia Wanano, morador da comunidade Benezér.
O músico e luthier Manoel Sidronio e Antônio Sodré, músico e artesão que produz flautas indígenas a partir de material colhido na própria floresta também participarão da mostra.
A líder indígena baré, dona Geremias e o marido, Sérgio; assim como o “seo” Sanção e a mulher, D. Maria e Carlão irão expor artesanato local produzido na comunidade.
O ferramenteiro Gerson Santana, o Negão, estará mostrando uma máquina produzida por ele, na comunidade do Livramento, para beneficiamento de sementes para uso em artesanato.
Como chegar:
Diariamente, voadeiras (pequenos barcos) partem da Marina do Davi, localizada depois do Tropical Hotel. O trajeto até a comunidade Nossa Senhora do Livramento dura cerca de 20 minutos, num passeio pelo rio Negro e igarapés do Tarumã.
A passagem ida e volta, por pessoa, custa R$ 12.
Onde comer:
Restaurante Caribé – Reservas: 99237-5401
El Negron – Reservas: 99120-4972
Restaurante Natureza – Reservas: 99267-3587
Restaurante do S. Dedeu – Reservas: 99119-7577
Onde se hospedar:
ArteNaMata Amazônia – Reservas: 99175-3568 / 99183-9353
Refúgio Samaúma – Reservas: 9915-7187
Pousada Sabor da Terra – Reservas: 99973-0604