Caprichoso brinca de boi com torcedor na quarta noite de ensaio técnico

Uma noite para brincar e boi. Foi com essa proposta que o Caprichoso entrou na arena do curral Zeca Xibelão nesta sexta-feira, 17. Lembrando tradicionais festa de boi nos terreiros e quintais, o bumbá destacou a alegria de dançar Boi-Bumbá. Foram mais de duas horas de muita toada e a felicidade estampada no sorrido de cada torcedor que se emocionou com o espetáculo “Amazônia, nossa luta em poesia”.

O ideal da noite esteve na dança do bailado corrido, nos passos das tribos, na força dos taxadas, na vibração da galera. A performance dos itens individuais foi um show à parte. Os meses de ensaios refletiram em apresentações impecáveis, mesmo sem mostrar toda a coreografia de arena. Todos conduzidos pela cadência e energia da Marujada de Guerra, afinada para mais uma sequência de notas máximas no Bumbódromo.

Momentos indígenas, caboclos, negros, mestiços. A cada quadro cênico-coreográfico partes do projeto de arena foi apresentado com intensa participação da torcida, em reposta à emoção causada na arena. Para o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, as apresentações do Caprichoso são permeadas de emoção. Para ele, “após dois anos de saudade, brincar de boi é continuar vivo, é lutar pelo povo amazônida, sua cultura e sua essência”.

O vaqueiro Hunison Lima, 42, é o mais velho no item 18 e brincou de boi a noite toda. Ele começou na vaqueirada aos 14 anos e precisava fugir da mãe dele para ir pro Bumbódromo. A felicidade de entrar na arena sagrada valia o risco. “Eu me arrepio nos ensaios. Eu me lembro quando eu entrei na vaqueirada com quatorze anos e até hoje eu sinto a mesma emoção e eu quero levar essa emoção quero lpro resto da minha vida. Eu fico até emocionado”, disse o vaqueiro, lágrimando ao final da entrevista.

O membro do Conselho de Arte, Edwan Oliveira, comemorou as quatros noites de apresentação do bumbá. “O Caprichoso proporcionou para aqui quatro espetáculos inesquecíveis. Isso pra gente é muito importante não só pela afinação técnica do projeto que vai ser apresentado na arena como a motivação, a felicidade, toda essa garra, essa energia que a galera trouxe pra gente. Então, é um resultado fantástico, resultado perfeito. Nós estamos super felizes, a galera está feliz e a gente está com essa certeza de que o nosso espetáculo foi preparado pra trazer o título de campeão do festival 2022”, concluiu.

Fotos: Pedro Coelho