Após bater o pé, João Pedro joga a toalha e retira pré-candidatura ao governo

O ex-senador João Pedro (PT) ficou irritado quando o REBOJO, ainda em março deste ano, afirmou que o ex-presidente Lula teria batido o martelo contra sua candidatura ao Governo do Estado. Na ocasião, Lula teria dito a João Pedro que, se tivesse votos para se eleger governador, se candidatasse a deputado federal e ajudasse o projeto nacional do PT de eleger uma bancada expressiva na Câmara dos Deputados. Mais de três meses depois, o pedido de Lula para que João Pedro desista da candidatura ao governo se repetiu e, desta vez, foi ouvido pelo ex-senador.

AGRADECIMENTO A ZÉ RICARDO

O comunicado da retirada da pré-candidatura foi feito pelo próprio João Pedro, por meio de nota à imprensa, na qual explica que a decisão foi tomada em nome da meta maior, que é eleger Lula no primeiro turno. No comunicado, João Pedro também informa que foi o próprio Lula que fez o pedido para que a pré-candidatura fosse retirada, em reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral Nacional, no dia 6 de junho. Na nota, João Pedro faz uma deferência ao deputado federal Zé Ricardo (PT), ao qual agradece nominalmente pelo apoio, após agradecer “as várias lideranças” que o apoiaram.

LULA QUER BANCADA FORTE

Uma candidatura própria do PT ao Governo do Amazonas era descartada pelo próprio presidente Lula já quando passou algumas horas em Manaus no início de março. O plano é fortalecer as chapas para deputado federal, com o objetivo de proporcionar a Lula uma base sólida de governabilidade no Congresso Nacional. O ex-presidente externou esses planos naquela ocasião. A questão é que João Pedro, apoiado por uma ala do PT local, resolveu esticar a corda até onde desse. E a corda, finalmente, rompeu. João Pedro, entretanto, não anunciou candidatura à Câmara dos Deputados na nota divulgada.

AVANÇO NAS ARTICULAÇÕES

Na nota distribuída à imprensa, João Pedro explica que o pedido de Lula para que a pré-candidatura fosse retirada se deu em virtude da necessidade “de que se avancem articulações políticas que fortalecerão” o projeto nacional do PT. E, de acordo com esse projeto, não haverá candidaturas majoritárias do PT no Amazonas. Para o Senado, por exemplo, Lula também já bateu o martelo: o PT local vai apoiar a reeleição do senador Omar Aziz (PSD).

‘ARTOUR’ PELO BAIXO AMAZONAS

A peregrinação do ex-prefeito e pré-candidato ao Senado Arthur Neto (PSDB) pelo interior do Amazonas foi espirituosamente batizada por sua equipe de comunicação como “ArTour”. Neste final de semana, a “ArTour” se aventurou por municípios do baixo Amazonas, a saber: São Sebastião do Uatumã, Urucará, Boa Vista do Ramos e Maués. O pré-candidato aproveitou para visitar a comunidade indígena Molongotuba, localizada entre os municípios de Barreirinha e Maués.

ALINHANDO O PASSO A PAÇO

A Prefeitura de Manaus reuniu na tarde desta segunda-feira (13), no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), representantes de mais de dez secretarias municipais para discutir os principais pontos do projeto de execução do festival Passo Paço 2022, a ser realizado entre os dias 3 e 6 de setembro. A gestão David Almeida (Avante) pretende transformar a edição deste ano do festival de artes integradas em um novo marco nos eventos da região Norte. As reuniões intersetoriais – a desta segunda foi a primeira – continuarão sendo realizadas para o alinhamento de ações entre os diversos órgãos que estarão envolvidos na realização do festival.

PASSAGENS CARAS SOB SUSPEITA

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou inquérito civil para investigar o aumento abusivo do preço de passagens aéreas para Parintins no período do Festival Folclórico dos Bumbás. O promotor de Justiça Lincoln Alencar de Queiroz solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que informe se há parecer emitido sobre o aumento abusivo de preço. Da mesma forma, o promotor deseja que seja marcada audiência com a empresa Azul Linhas Aéreas, juntamente com a Anac e com o Procon-AM, para que se firme um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para solucionar o problema.

TALVEZ SEJA TARDE DEMAIS

Ainda que louvável, a decisão do MPAM talvez tenha sido tomada tarde demais. A duas semanas do festival, é provável que não haja tempo hábil para que um ajustamento de conduta reduza efetivamente os preços das passagens e possibilite que quem já desistiu de ir ao festival mude de ideia. A coluna tem informação de veículos de alcance nacional que desistiram de realizar a cobertura do festival, em virtude dos preços proibitivos de passagem e hospedagem. Ou seja, a alta dos preços prejudica até mesmo a divulgação nacional do evento.

CHICO DA SILVA NO ARMANDO

O cantor e compositor Chico da Silva se apresenta na noite desta quarta-feira (15), às 22h, no Bar do Armando, com o show “Pandeiro é meu nome”. Na ocasião, Chico da Silva vai executar seus maiores sucessos, como a música que dá nome ao show: “Pandeiro é meu nome”, além de outros hits como “Esquadrão do samba”, “Tempo bom”, “O amor está no ar”, “Vermelho” e “É preciso muito amor”, dentre diversas outras composições do artista que se tornaram populares ao longo de sua carreira. Será cobrado um ingresso de R$ 25 por pessoa.