O primeiro dia ação do programa Doador Legal, promovido pela Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa, com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) rendeu 53 bolsas de sangue ao Banco de Sangue do Hemoam, por meio da presença da unidade móvel “Vampirão”, na sede do Poder Legislativo, na terça-feira (7).
De acordo com a Diretoria de Assistência Social 63 doadores se candidataram, mas destes apenas 53 foram aptos à doação. “Como o limite do Vampirão é de 70 doações consideramos que o saldo do primeiro dia foi superpositivo. Tivemos o apoio de diretores que também doaram, sendo exemplo de gestores solidários. Nesta quarta-feira, seguimos com a ação, desta vez na sede do próprio Hemoam. Por isso, os servidores que não puderam por algum motivo doar, podem nos procurar lá durante todo o dia no Doador Legal, assim como pessoas do público externo ”, avaliou a diretora Jandira Moura.
Nesta quarta-feira, nas primeiras horas da manhã, a diretoria já contava com dez doações, reforçando a expectativa de ultrapassar as 300 bolsas coletadas na última ação em junho do ano passado. “A julgar pelo primeiro e por este início de segundo dia, a tendência é que a edição de 2022 ultrapasse as 300 bolsas coletadas no ano passado”, afirmou a diretora.
A equipe da diretoria também mobilizou os jovens deputados integrantes do programa Parlamento Jovem a doarem sangue, mesmo que menores de idade, desde que acompanhados dos pais.
A campanha de doação segue até o dia 30 de junho, quando as pessoas podem procurar o Hemoam e destinar sua doação à Campanha do Doador Legal diretamente na sede da fundação.