Um novo apagão, o terceiro de grande impacto só neste mês de março, voltou a afetar pelo menos 15 dos 24 Estados da Venezuela nessa sexta-feira (29), segundo a imprensa local.
O blecaute começou pouco depois das 19h locais (20h em Brasília) dessa sexta-feira (29). Além da capital Caracas, mantém às escuras os Estados de Arágua, Lara, Zúlia, Carabobo, Anzoátegui, Vargas, Monágas, Portuguesa, Nova Esparta, Miranda, Sucre, Cojedes, Yaracuy e Barinas.
Ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre o que teria causado o apagão.
No dia 7 de março, uma falha na barragem de El Guri (a principal do país) deixou a Venezuela às escuras durante uma semana.
Na última segunda-feira (25), outro blecaute afetou pelo menos 18 dos 24 Estados da Venezuela, incluindo Caracas. As localidades ficaram sem energia elétrica, total ou parcialmente, por, pelo menos, 72 horas.
Na Venezuela, são cada vez mais frequentes e prolongadas as falhas no fornecimento de eletricidade, passando de pequenos a grandes apagões, que chegam a afetar todo o país.
O Governo atribui as falhas a atos de sabotagem de opositores apoiados pelo Estados Unidos, enquanto que a oposição acusa o regime de não fazer os investimentos necessários no setor e tem denunciado, há anos, falhas na manutenção e ausência de peças de reparação.
Engenheiros elétricos alertam que o país poderia registrar apagões gerais devido às condições precárias do sistema desde 2005.
Segundo a imprensa local, devido à crise política, econômica e social, centenas de empregados da Corporação Elétrica Nacional da Venezuela (Corpoelec) abandonaram o país em busca de melhores condições. Com informações da Lusa.
Fonte: Notícias ao Minuto