O senador Plínio Valério (PSDB) está evitando dar declarações precipitadas sobre a carta enviada a ele pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, anunciando que Amazonino Mendes é o candidato indicado pela federação PSDB-Cidadania ao governo do Amazonas. “Falo sobre isso quando estiver em Manaus”, disse um lacônico Plínio ao ser indagado pelo REBOJO sobre o assunto. O senador, entretanto, tampouco retirou sua pré-candidatura pelo PSDB do tabuleiro, embora uma pá de cal tenha sido jogada sobre ela.
O QUE FAZER
A interlocutores, Plínio já disse que ainda vai decidir o que fazer com sua candidatura. Na prática, com a decisão do partido, não restam muitas opções ao senador para as eleições deste ano. Não dá mais para concorrer por outro partido. E, com quase cinco anos restando de seu mandato de senador, não há como concorrer a outro cargo que não seja o de governador. Aguardemos, pois, o pronunciamento de Plínio.
DAVID SURFA EM APROVAÇÃO
Um novo estudo divulgado nesta quarta-feira (1º) aponta que a gestão do prefeito David Almeida (Avante) é aprovada por 82% da população. A nova pesquisa dá ainda mais “moral” à participação do prefeito nas eleições deste ano. E ele já deu mostras suficientes de que quer ser um player ativo e decisivo no processo. A Pontual Pesquisas entrevistou um total de 1.485 pessoas na capital do Amazonas. A margem do erro da pesquisa é 2,54% com intervalo confiança de 95%.
OS NÚMEROS
Para 11,8% dos manauaras, a administração de David é ótima. 28,8% consideram David bom à frente da prefeitura. A gestão é regular 41,2%, daí os 82% de aprovação. O prefeito só é ruim/péssimo para 16,3% dos entrevistados e 1,9% não sabem avaliar. É nessa onda de popularidade que o prefeito vai apresentar as chapas de pré-candidatos a deputado estadual e federal de seu partido, o Avante, nesta quinta-feira (2), às 19h, no Studio 5.
NEM TOMOU CONHECIMENTO
O ministro Paulo Guedes ignorou solenemente o convite feito pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria Comércio e Serviços da Câmara Federal para comparecer à audiência que discutiria os efeitos dos decretos de redução de IPI sobre a Zona Franca de Manaus. Como não compareceu, Guedes agora será convocado a prestar esclarecimentos sobre a questão.
IRRITOU AMAZONENSES
A atitude de Paulo Guedes irritou os membros da bancada amazonense na Câmara dos Deputados, especialmente os que compareceram à audiência dispostos a debater a questão com o ministro: o presidente da comissão, Sidney Leite (PSD); o deputado Zé Ricardo (PT) e o deputado Marcelo Ramos (PSD).
MENTIU E DESRESPEITOU
O deputado federal Zé Ricardo afirmou que Paulo Guedes mentiu em nota, desrespeitou a Câmara e agora deve ser convocado. “Foi tudo de forma premeditada. O ministro é inimigo do Amazonas. Continuaremos em constante defesa da Zona Franca, dos empregos, da economia do Estado, da UEA e do meio ambiente”, disse o deputado. “Ele fugiu do debate e ainda por cima mentiu na nota que enviou a esta Comissão, dizendo que a liminar concedida pelo STF suspendeu a redução de IPI para todo o país. Isso não é verdade”, reclamou
MINISTRO DA FOME
Já Marcelo Ramos (PSD) publicou um vídeo no qual chamou Paulo Guedes de pior ministro da Economia da História do País e de ministro da fome. “Os membros dessa comissão foram sensíveis ao pedido do líder do governo para transformar a convocação de Paulo Guedes – o que o obrigaria a comparecer à audiência, em convite. Mas, infelizmente, palavra é algo que vale pouco, principalmente quando vem do governo e de seus interlocutores”, diz Ramos, que chamou Guedes de “ministro dos 19 milhões de brasileiros que passam fome, recordista em inflação desde o Plano Real”. Veja vídeo:
PEC DA ENFERMAGEM NO SENADO
Aprovada na Câmara dos Deputados com a anuência de sete dos oito deputados federais do Amazonas – apenas Átila Lins (PSD) se absteve –, a PEC da Enfermagem, que estabelece um piso salarial para a categoria, tem votação prevista para esta quinta-feira (1º) no Senado. O senador Eduardo Braga (MDB) já declarou voto favorável. O senador Plínio Valério disse ao REBOJO que é a favor desde o princípio.
EMPOSSADO COMO SUBSTITUTO
O juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante foi empossado nesta quarta-feira (1º) como membro substituto no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE). O magistrado encerrou no dia 26 de maio seu mandato como titular do TRE-AM, onde exerceu as funções no biênio 2020/2022.