Para o Movimento Conservador Amazonas, a Marcha para Jesus já se transformou em “Marcha para Bolsonaro”. Com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmada no evento, o movimento de direita está conclamando todos a participarem do adesivaço que está sendo preparado em prol da reeleição do atual presidente. Chega ao ponto de chamar o ato, que deveria ser religioso, de “evento com o presidente Bolsonaro”. Veja vídeo:
CONVITE
Colocando Jesus em segundo plano, o movimento está dando ênfase à presença do presidente e à distribuição de material gráfico de sua pré-campanha. Leia na íntegra o convite distribuído em redes sociais e aplicativos de mensagem: “O Movimento Conservador Amazonas está preparando o material para o evento com o Presidente Bolsonaro em Manaus, se você ainda não tem adesivos do nosso Presidente compareça na Marcha para Jesus amanhã na Praça da Saudade a partir das 12 horas”.
NÃO É O ÚNICO
O Movimento Conservador Amazonas, entretanto, não é o único a fazer uso político da marcha. De olho no voto dos evangélicos, outros políticos de direita – com ou sem mandato – estão querendo “tirar uma casquinha” da marcha deste sábado (28). O próprio presidente da República é um exemplo. É o segundo sábado consecutivo em que viaja para participar de uma Marcha para Jesus. No último sábado (21) esteve na marcha de Curitiba. Também têm feito uso do evento, publicando material gráfico com suas fotos sobre a marcha e confirmando presença nela.
LAMENTO PRIVADO
A Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam), instituição organizadora da Marcha para Jesus, tem dito, quando provocada, que acha lamentável o uso político do evento. Não emitiu, contudo, nenhuma nota ou comunicado público e oficial sobre o tema em seus canais oficiais de comunicação.
EVENTOS FECHADOS
Com exceção da participação na Marcha para Jesus, o dia de Bolsonaro em Manaus será marcado por eventos fechados e restritos, sem participação de público ou da imprensa. O presidente chega às 10h30 e segue para sua já tradicional entrevista ao apresentador Sikêra Jr. De lá, tem almoço reservado no Comando Militar da Amazônia (CMA). Em seguida tem encontro com lideranças evangélicas no Teatro Amazonas – igualmente reservado e sem a presença da imprensa. Só então tem encontro com a população, na Marcha para Jesus, da qual promete participar do início ao fim.
CAMPANHA SEM PRÉ
Partiu do próprio pré-candidato ao Senado Arthur Neto (PSDB) a constatação de que a pré-campanha já está com a maior pinta de campanha dos vera. “Ainda estamos em pré-campanha, mas a energia que tenho recebido dos meus irmãos do interior é tão forte que me sinto orgulhoso. Revisitar o meu Amazonas, como agora percorrendo a calha do rio Purus, só aumenta o amor e respeito que tenho por meu povo”, postou Arthur, que apenas mais um dos pré-candidatos que andam percorrendo o interior no maior clima de campanha.
DECLARAÇÃO DESPROPOSITADA
Crítico contumaz do ministro da Economia, Paulo Guedes, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) classificou, nesta sexta-feira (27), como “despropositadas” as declarações do ministro, que chamou de “despreparados, ingratos e militantes” os governadores que criticaram o projeto aprovado na Câmara que reduz alíquotas do ICMS para energia e combustíveis. “É claro que os atuais governadores não querem perder receitas e ele veio e disse que os governadores estão unidos e contrários a esse projeto que reduz”, avaliou o deputado.
MORTALIDADE MATERNA
A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta sexta-feira (27), o I Simpósio Municipal para o Enfrentamento da Mortalidade Materna. O evento teve o objetivo de promover uma reflexão sobre o cenário atual, capacitar os profissionais de saúde e desenvolver novas estratégias que contribuam para a redução dos índices de mortalidade materna na capital.