Lideranças comunitárias se unem contra a Amazonas Energia

Um grupo de lideranças comunitárias de diversos bairros de Manaus tem se reunido para organizar um protesto, que será realizado em frente à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), contra a Amazonas Energia. A manifestação será realizada na primeira quinzena de junho, mas ainda não há uma data específica marcada. Ao REBOJO, um dos líderes comunitários da zona Leste, que pediu anonimato, disse que a principal reivindicação é a derrubada da decisão judicial que permite à concessionária a instalação do novo modelo de medidores de energia.

SEM POLÍTICOS

Uma das exigências do grupo é que não haja envolvimento de políticos na manifestação. O cuidado é que a reivindicação popular não se transforme em trampolim eleitoral para pré-candidatos. A preocupação é pertinente, já que a maioria dos líderes comunitários trabalha para candidatos em época de campanha. No caso do protesto contra a concessionária de energia, entretanto, os líderes querem que seja um pleito genuinamente popular.

MEDIDORES DA DISCÓRDIA

A ideia do protesto surgiu após o juiz Manuel Amaro de Lima revogar, no dia 19 de maio, a decisão da justiça que proibia a concessionária de energia de instalar o novo modelo de medidores de energia. Ou seja, a empresa ficou livre para continuar instalando legalmente os novos medidores. Os mesmos nos quais o Ipem tem flagrado irregularidades majorando a conta dos clientes.

CPI DA ALEAM

A CPI da Amazonas Energia na Aleam também vai ser alvo do protesto. Os organizadores acreditam que a CPI ficou branda. E temem que não resulte em benefícios objetivos para a população, que é a clientela da empresa. O presidente da CPI, Sinésio Campos (PT), também está na mira dos organizadores, que prometem cobrar dele um enfrentamento mais enfático frente ao que classificam como desmandos da Amazonas Energia.

CHEGADA ESPETACULOSA

Falando em líderes comunitários, o primeiro desembarque do deputado federal Marcelo Ramos (PSD) em Manaus, após ter sido destituído do cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados, foi espetaculoso. Líderes comunitários conseguiram mobilizar centenas de pessoas que foram ao aeroporto receber Marcelo com faixas de agradecimento e gritos de “Fora Bolsonaro” e “Ô Bolsonaro, pode esperar, a tua hora vai chegar. Veja vídeos:

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Com o tema “Uma Só Amazônia”, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizará uma programação especial para celebrar a Semana do Meio Ambiente, do dia 31 de maio a 5 de junho. A programação vai incluir exposições abertas ao público em Manaus, lançamento de um livro sobre Unidades de Conservação (UCs) no estado do Amazonas, divulgação de cartilha e jogo educativo sobre conservação ambiental e o plantio de duas mil mudas de árvores, de forma simultânea, em sete núcleos localizados em Unidades de Conservação onde a FAS atua.

PALESTRA MOTIVACIONAL

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), da Prefeitura de Manaus, está ofertando, nesta sexta-feira (27), cem vagas para mais uma atividade on-line e gratuita do projeto “Conexão de Aprendizagem”. A palestra “Aprenda a Melhorar a sua Motivação Através da Ciência”, será ministrada pela psicóloga Giselle Melo, na próxima segunda-feira (30), das 14h30 às 15h, pela plataforma Microsoft Teams. Os interessados devem acessar o link disponível em (semtepi.manaus.am.gov.br) e realizar a inscrição nesta sexta-feira, a partir das 10h.