Com Joana Darc como presidente, CPI dos combustíveis é instalada na Aleam

Instalada oficialmente nesta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a suposta prática de crimes na venda de combustíveis terá a deputada estadual Joana Darc (PR) como presidente. A informação foi anunciada pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD) e confirmada pela parlamentar durante discurso.

Primeira mulher a presidir uma CPI na Assembleia, a republicana disse que conduzirá os 120 dias de trabalho do grupo com imparcialidade e transparência. “Estou comprometida em realizar um trabalho imparcial, transparente e focado em levar à sociedade um resultado efetivo. Temos que entender o que acontece na oscilação dos preços dos combustíveis, deixar claro para população todos os caminhos econômicos que esse combustível leva até que os preços cheguem aos postos”, ressaltou Joana.

Entre os objetos da CPI, está a possível existência de cartel entre os empresários do ramo e distribuidoras, a diferença dos preços praticados na Capital e Interior e a oscilação dos preços. Órgãos públicos e sociedade civil organizada devem ser convocados para participar dos trabalhos. “Também quero saber qual a qualidade do produto que está sendo ofertado. Terei ao meu lado nomes como o da deputada Alessandra Campêlo, que como relatora me auxiliará a convocar os diversos órgãos do Estado e sociedade civil organizada para, juntos, darmos ao amazonense todas as respostas necessárias”, destacou Joana.

Sem qualquer vínculo pessoal ou político com empresários ou pessoas ligadas ao setor, a deputada Joana Darc enfatizou que não permitirá que a CPI sofra qualquer interferência no processo de trabalho, que vai das reuniões, convocações e investigações até o resultado final, que será um relatório com as constatações realizadas pelo grupo. “Vou puxar essa realidade para mim, se perceber algum indício que não esteja no objeto das investigações, ou interferências, vou ser muito rigorosa para estar tomando as medidas cabíveis. Inclusive, todos os passos da CPI serão transparentes, sendo comunicados à imprensa e à população por meio das minhas redes sociais”, pontuou Joana.

 

CPI dos combustíveis na CMM

 

Esperançosa de que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) também instale uma CPI para investigar o aumento coordenado nos preços dos combustíveis em Manaus, a presidente da CPI da Aleam, deputada Joana Darc (PR), conclamou seus antigos pares, a se unirem ao movimento iniciado pelo colega deputado Álvaro Campelo (PP), e validado pela Casa.

“Ficarei muito feliz se meus amigos vereadores de Manaus, entenderem o recado dado pela Assembleia Legislativa. Esse é o momento onde a sociedade espera que nós, que fomos eleitos para representá-las, trabalhemos em suas necessidades. Se eles aprovarem, não tenham dúvidas de que trabalharemos em conjunto”, comentou Joana.

 

São membros da CPI

 

Joana Darc (PR) — presidente

Alessandra Campêlo (MDB) — relatora

Álvaro Campelo (PP) — proponente

Abdala Fraxe (Podemos) — representante dos deputados antigos

Fausto Junior (PV) — representantes dos deputados novos.