Wilson e David: uma aliança cada vez mais difícil de negar

Uma boca nervosa e rebelde vazando a existência e o teor de uma suposta reunião secreta na qual teria sido finalmente selada a aliança oficial entre o governador Wilson Lima (UB) e o prefeito David Almeida (Avante) foi o suficiente para que o tal encontro se tornasse a grande novidade do dia. O REBOJO, entretanto, não consegue enxergar aí nenhuma novidade. Afinal, na edição do dia 28 de abril, intitulada “Aperte na tecla confirma: a coluna enumerava evidências de que o acordo já havia sido selado: https://banzeironews.com/destaque/2022/04/aperte-na-tecla-confirma-os-indicios-de-que-a-alianca-wilson-david-vai-vingar/

REUNIÃO TÉCNICA

A versão oficial dos fatos dá conta de que a reunião existiu, mas foi meramente técnica. E que o anúncio do apoio de Davi Almeida a uma candidatura ao Governo do Estado só se dará em julho. As sucessivas caminhadas conjuntas para supervisionar as obras de asfaltamento nas diversas zonas da cidade e os anúncios quase que diários de novos projetos em parceria entre os dois poderes executivos, contudo, teimam em dizer o contrário.

DIA DO GARI

E os indícios não param de desdizer que a aliança ainda não está em vigor. Em uma das últimas evidências, no Dia do Gari, comemorado na última segunda-feira (16), o governador participou da festa, naturalmente promovida pela prefeitura, que é quem contrata os garis da cidade. Wilson esteve presente e discursou, em mais uma comprovação de que as duas máquinas estão unidas em prol da reeleição do governador. E aqui o REBOJO vai dar razão à versão oficial: deixemos o anúncio oficial para julho mesmo. E quem quiser esperar que espere. Para bom entendedor, meio convênio basta.

AVAL AO VICE

A questão que ainda gera, acertadamente, algumas dúvidas e versões é a indicação do vice. A disputa, aliás, chegou a estremecer e fazer “subir no telhado” a aliança entre os dois mandatários executivos. O nome de Sabá Reis (Avante) acaba de receber um aval importante: o do “manda chuva do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento. A grande dúvida era se o partido do presidente Jair Bolsonaro reivindicaria para si a prerrogativa de indicar o vice na chapa de Wilson. Com o aval de Alfredo Nascimento, Sabá Reis pula algumas casas no tabuleiro rumo à indicação.

JOVEM APRENDIZ NA ALEAM

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) anunciou que pretende apresentar um Projeto de Resolução Legislativa para converter a contratação de 100 vagas de estágio para Jovem Aprendiz na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado quer atender à reivindicação de um grupo de estudantes e membros do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas, que realizou uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (18), contra a Medida Provisória 1.116/22, que limita a contratação de jovens aprendizes.

ESTACIONAMENTO PARA TORCEDORES

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB) anunciou nesta quarta-feira (18) que o estacionamento da Casa Legislativa estará disponível para veículos de torcedores que vão assistir ao jogo entre Vasco da Gama e Guarani, nesta quinta-feira (18), na Arena da Amazônia. A partida será realizada a partir das 20h30 e o estacionamento da Aleam ficará aberto das 19h às 23h30, com a manutenção da reserva de vagas preferenciais para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs).

INGRESSO GRÁTIS POR FORÇA DA LEI

Em cumprimento à lei estadual nº 241/2015, as Pessoas com Deficiência (PcDs) terão acesso gratuito à Arena da Amazônia para o jogo entre Guarani e Vasco da Gama. A norma estadual também assegura que o acompanhante da PcD pague 50% do valor do ingresso cobrado. É necessária, entretanto, a apresentação nas catracas de entrada do RG/CNH, mais um dos seguintes documentos que atestem a deficiência: Passe Livre, Passe Legal, laudo médico ou as carteirinhas emitidas pelas associações dos segmentos.

REPRESENTANDO A AMAZÔNIA

O deputado federal Zé Ricardo (PT) foi eleito, por unanimidade, 1º vice-presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra), da Câmara Federal. A eleição se deu na tarde desta quarta-feira (18) e o novo vice-presidente já tem em mente a realização de Audiência Pública para debater as ameaças à Zona Franca de Manaus (ZFM), mas também quer discutir as questões que atingem a Amazônia, o meio ambiente e os indígenas.

CONTRA A VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO

Um verdadeiro pool de parcerias vai possibilitar a realização, nos dias nos dias 26 e 27 de maio, das 14h às 18h, na sede da Escola Superior da Advocacia do Amazonas (ESA), do Curso de Capacitação ao Combate da Violência Política de Gênero. Com vistas às eleições de 2022, o curso é uma realização do Grupo de Trabalho (GT) de Combate à Violência Política de Gênero, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJPAM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Arquidiocese de Manaus, o Conselho Regional de Economia do Amazonas e demais conselhos regionais de contabilidade e de administração.