Lançamento de obra e Feira de Trocas de Livros são destaques na Biblioteca Pública, neste fim de semana

Espaço também receberá uma oficina e atividades de leitura, com acesso gratuito

Lançamento de livro de escritor amazonense, oficina de fotografia e Feira de Trocas de Livros e Gibis vão movimentar a Biblioteca Pública do Amazonas (rua Barroso, nº 57, centro), neste fim de semana. A programação, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), tem acesso gratuito.

 

Neste sábado (30/3), a biblioteca terá uma oficina de “Técnicas para fotografias com smartphone”, ministrada por Nilton Leal, das 9h às 12h. O curso ainda terá uma sessão no dia 6 de abril e capacitará o público, por meio de estudos, técnicas fotográficas e dinâmicas práticas para fotografar com o celular.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 29 de março pelo link https://forms.gle/q3tECL5aGf1ptBG27.  As vagas são limitadas e a classificação indicativa para o curso é de 12 anos.

 

Lançamento – Ainda no sábado, a partir das 15h, o escritor amazonense Jan Santos realiza o lançamento do livro “O dia em que enterrei Miguel Arcanjo e outros contos de fadas”.

 

Terceiro livro do autor, a obra explora elementos do folclore amazônico e de outras culturas, celebrando a natureza do mito de contos atmosféricos. Estão presentes no livro as figuras da Matinta, a feiticeira noturna, da Valquíria, que guarda a alma dos valentes mortos, entre outras, presentes em novos contos de suspense. A versão impressa conta com ilustrações do amazonense Rafael Rodrigues, com recursos de descrição de imagens para leitores com deficiência visual.

 

O livro foi uma das obras contempladas do Prêmio Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em 2017.

 

Feira de Trocas de Livros – Tradicionalmente realizada no último domingo do mês, a Feira de Trocas de Livros e Gibis chega a sua 29ª edição no dia 31 de março. Realizada das 9h às 13h, o evento tem o intuito de incentivar a leitura em suas mais diversas formas. O visitante pode levar um livro, uma HQ ou um mangá em bom estado de conservação e conseguir um cupom para troca. A entrada é gratuita.

Não serão aceitos livros didáticos, técnicos e escolares. Durante a Feira, o público também poderá aproveitar a Bibliotour, uma visita acompanhada por um guia em que é possível conhecer a história e arquitetura da Biblioteca Pública.

 

Atividades especiais – Também no domingo, com o apoio do Departamento de Literatura da SEC, por meio do Programa Mania de Ler, serão realizadas outras atividades para toda a família.

 

Das 9h30 às 10h20, personagens caracterizados vão encenar o conto infantil “A Princesa e o Sapo”. Em seguida, das 10h30 às 11h20, haverá uma roda de leitura mediada de clássicos da literatura infantil, com as obras “O Pescador e o Rei” e “O Jabuti e a Onça”.

 

Finalizando a programação, às 11h30, o espaço terá uma oficina para produção de fanzine (uma publicação não profissional e não oficial, confeccionada pelo próprio autor). Para participar, basta comparecer ao local. A classificação é livre.