O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, participou na manhã desta terça-feira (10), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Manaus, da solenidade de lançamento do Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural. O evento – que é resultante da quarta edição do programa “Mesa Reate”, do Ministério de Minas e Energia (MME), ocorrida em setembro de 2021, na própria Suframa -, contou também com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, entre outras autoridades.
De acordo com o Governo do Estado do Amazonas, o objetivo do Fórum é buscar a melhoria das condições de competitividade da indústria, aumento efetivo do índice de conteúdo local nos empreendimentos e operações da cadeia produtiva de petróleo e gás e propor estratégias de desenvolvimento, além de mapear e divulgar as demandas regionais na carteira de investimentos e operações da cadeia produtiva de petróleo e gás.
O Fórum deverá contar com o envolvimento de diversas instituições, entre as quais Fieam, Senai, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empresas do setor de petróleo e gás e entidades acadêmicas.
Na ocasião, o superintendente Algacir Polsin elogiou a iniciativa e destacou que a expectativa é que haja um incremento progressivo da indústria voltada para o pétroleo e gás no Amazonas a partir do eventual aquecimento e crescimento da demanda local. Ele também ressaltou novamente o esforço da Suframa, em articulação com diversos parceiros, para buscar novos vetores econômicos para a região, lembrando exemplos recentes como o lançamento do edital de gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia, ocorrido na última sexta-feira (6), e diversas outras ações ligadas ao fortalecimento do ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). “Precisamos continuar colaborando de maneira integrada com os governos estaduais, prefeituras municipais, iniciativa privada e mundo acadêmico, entre outros parceiros, para evoluir cada vez mais e realizar as entregas que a nossa população precisa”, afirmou Polsin.
Indicadores
O superintendente também comentou os indicadores de desempenho do Polo Industrial de Manaus (PIM) no primeiro bimestre de 2022, que foram divulgados hoje pela Suframa e apontam um faturamento de R$ 24,79 bilhões até fevereiro e a geração de aproximadamente 103 mil empregos diretos. “O PIM continua bastante fortalecido, mostrando crescimento em torno de 15% em relação a 2021 e projetando uma expectativa positiva para o restante do ano, com superação de eventuas adversidades”, complementou Polsin.