Ações para garantir segurança a atingidos pela cheia são iniciadas em Benjamin Constant (AM)

Pontes de madeira com 6700 metros de extensão serão construídas em Benjamin Constant como parte das medidas adotadas pela Prefeitura do município para minimizar os efeitos da enchente no Amazonas. O objetivo é garantir segurança para a locomoção dos moradores das áreas urbanas e de indígenas. O município decretou situação de emergência no final de abril por conta do fenômeno natural.

A Secretaria Municipal de Assistência Social dará apoio financeiro às famílias com o benefício do aluguel social. Já a Defesa Civil está realizando o monitoramento diário do nível dos rios nas áreas mais atingidas, bem como a prestação de apoio na retirada de famílias desses locais.

Outra articulação envolve a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em atuação conjunta com a Coordenação Municipal de Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Benjamin Constant, que ajudarão na entrega de cestas básicas e distribuição de auxílio gás às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Já estão sendo entregues 40 kits de madeira para os locais mais atingidos pela subida dos rios, a maior parte deles para a região urbana.

O prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy, destacou que as ações do poder Executivo municipal são fundamentais para socorrer as comunidades de maneira célere. “Essa ação envolve vários órgãos. Estamos trabalhando em várias frentes para garantir conforto, alimentação e segurança nesse período complicado”, afirmou.