O presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR) ressaltou nesta terça-feira (26) a formatura de 83 militares no Curso de Segurança de Dignitários realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Casa Militar. A cerimônia de formação aconteceu nesta segunda-feira (25) e contou com apresentação da banda da Polícia Militar.
Foram certificadas duas turmas, sendo a primeira com aulas ministradas de 18 de fevereiro a 2 de março e, a segunda, de 11 a 23 de março. De acordo com o parlamentar republicano, nos últimos meses, o Governo do Estado iniciou um processo de especialização dos policiais militares, bombeiros militares e servidores da segurança pública para garantir a excelência no trabalho de atendimento ao público e autoridades.
Segundo o coronel Fabiano Bó, secretário chefe da Casa Militar, a capacitação teve como objetivo especializar os militares e profissionais de segurança pública que atuam na segurança de autoridades do Estado do Amazonas. “Foram formados 83 militares e profissionais da área de segurança como um todo. As aulas foram intensas e ministradas por instrutores de altíssimo nível”, enfatizou o coronel.
Cada turma teve carga horária de 120 horas, ambas em parceria com a Polícia Militar, por meio da Academia de Polícia Militar Coronel Neper Alencar. Participaram policiais e bombeiros militares lotados na Casa Militar; profissionais que trabalham com segurança de autoridades dos poderes constituídos do Estado, como Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Prefeitura Municipal; Forças Armadas; e demais órgãos do Sistema de Segurança Pública, além de dois representantes da Polícia Militar de Pernambuco.
Qualificação
Durante o curso, foram ministradas instruções de Técnica de Segurança de Dignitários, com ênfase no perfil do segurança; formações de deslocamento a pé e embarcado; instruções de tiro contra emboscadas, tiro defensivo e uso defensivo da força; algemação e defesas com armas; técnicas de defesa pessoal; direção defensiva, ofensiva e evasiva; técnica de blindagem; primeiros socorros aplicados à atividade de segurança; técnica de varreduras contra sabotagem; noções de combate ao terrorismo; de salvamento aquático; emprego de cães na atividade de segurança; planejamento operacional; e etiqueta social. “Temos certeza que, com esse aprimoramento profissional, será prestado um serviço de maior qualidade, sempre voltado para a excelência”, frisou Fabiano Bó.