Aperte na tecla confirma! Os indícios de que a aliança Wilson-David vai vingar

No tão comentado encontro público entre o prefeito David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB), realizado na manhã desta quinta-feira (28), a pretexto de assinar a ordem de serviço para o início das obras que vão repavimentar mais de 10 mil ruas em Manaus, as evidências – ou sinais, para quem tem a verve mística – apontam para a concretização da parceria entre as máquinas municipal e estadual na campanha de reeleição do governador. O REBOJO enumera aqui algumas dessas evidências.

WILSON OVACIONADO

O evento era uma realização da Prefeitura de Manaus, mas o clima foi mesmo de palanque para o governador. Ao ser anunciado, Wilson Lima teve direito a ovação da claque, aos gritos de “Wilson, Wilson”. Na trilha sonora, um jingle bem ao estilo de campanha com o slogan da administração Wilson Lima: “O trabalho fala pela gente”. Analisemos: essa produção seria possível se o governador fosse apenas um convidado em um evento da prefeitura?

PREFEITOS DO INTERIOR

Continuemos analisando: qual o sentido da presença de tantos prefeitos do interior em um evento que deu o pontapé inicial a uma ação que só vai beneficiar o sistema viário da capital? Não eram poucos os presentes: Augusto Ferraz, de Iranduba; Ordean, de Guajará; Gibe, de São Paulo de Olivença; Denis Paiva, de Atalaia do Norte; Edir Castelo Branco, de Maraã; Zezinho Eufrásio, de Amaturá; e Sales, de Tonantins. A grande maioria já devidamente filiado ao União Brasil do governador.

“OLHA PRA CÁ, SABÁ”

Dentre os sinais que deixaram entrever o acordo de apoio de David a Wilson, dois evidenciaram o favoritismo do ex-secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, para compor, como candidato a vice, a chapa de Wilson Lima. O governador fez deferência especial a Sabá Reis. E chamou atenção: “Olha pra cá, Sabá! Ele sabe que eu vou falar dele e olha pro outro lado”, brincou Wilson Lima, mostrando que, ali naquele grupo, o clima era de harmonia e descontração.

INJEÇÃO NA ECONOMIA

Outro sinal da sintonia de Sabá Reis com Wilson se deu quando o governador já se preparava para dar por encerrado seu pronunciamento. O ex-titular da Semulsp começou a gesticular e o governador, prontamente, atendeu ao sinal. “O Sabá está querendo saber quanto que o pagamento do 13º vai injetar na economia. A economia será aquecida com 290 milhões de reais”, disse Wilson, se referindo à antecipação do pagamento do 13º salário dos servidores estaduais, anunciada nesta quarta-feira (27) para os dias 5 e 6 de maio.

 

DISCURSO DE CANDIDATO

Em seu pronunciamento, Wilson Lima proferiu discurso de candidato. E abordou temas que o REBOJO já havia antecipado que serão recorrentes em sua campanha: o enfrentamento à pandemia e à cheia histórica, o passe livre para estudantes (esse, fruto de uma parceria com a prefeitura), a implementação de UTIs no interior, o pagamento do maior Fundeb de todos os tempos (e não só aos professores, mas a todos os trabalhadores da educação), o aumento para servidores e a antecipação do pagamento do 13º, que já havia até sido tema de fake news.

A CEREJA DO BOLO

O maior indício de que os dois grupos estão em adiantadas tratativas para caminharem juntos na campanha 2022, entretanto, foi entregue nas palavras finais do governador, ao se dirigir ao prefeito David Almeida: “Quero sua ajuda para que a gente continue governando o Estado do Amazonas. Meu compromisso com o senhor está firmado. Eu não tenho mimimi, nem conversa, não. Tudo o que eu assumi eu vou cumprir, meu irmão. Pode contar comigo”, finalizou Wilson Lima.

PEDIDOS DE DISPOSIÇÃO INDEFERIDOS

Fiel ao seu discurso de trabalho e austeridade, o prefeito David Almeida afirmou que não vai atender aos pedidos de servidores que pretendem ficar à disposição de outros órgãos durante o período de campanha eleitoral. “Ninguém vai sair das secretarias para fazer campanha ganhando o dinheiro suado do povo. Estou com uma pilha de pedidos de disposição para analisar. Bertazzo, negue todos”, disse, se dirigindo ao procurador Rafael Bertazzo, chefe da Casa Civil da Prefeitura.

BURACO ZERO

A exemplo do que fez o vereador Amom Mandel (Cidadania), cujo aplicativo “Buracômetro” está em fase de testes, o prefeito David Almeida anunciou para o próximo ano o lançamento da plataforma digita “Buraco Zero”, na qual o cidadão vai poder informar à prefeitura onde estão os buracos da cidade para a devida reparação.

ALEAM PRESENTE

Três deputados estaduais representaram a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no evento que teve como protagonistas Wilson e David: Saullo Vianna (UB), Abdala Fraxe (Podemos) e Sinésio Campos (PT). Este último, por mais que queira participar da campanha de Wilson Lima à reeleição, vai enfrentar resistência dentro de seu próprio partido.