Ao anunciar o início de suas pré-campanhas pelo interior, os agora aliados Amazonino Mendes (Cidadania), pré-candidato ao Governo do Estado, e Arthur Neto (PSDB), escolheram o mesmo destino para chegar ao interior sem se distanciar muito da capital: o Careiro da Várzea. Em ocasiões diferentes – Amazonino foi na semana passada e Arthur, no último fim de semana – ambos preferiram chegar ao interior “comendo pelas beiradas”, sem precisar do desgaste que a ida a algumas regiões do interior do Amazonas acarreta.
ABELHA NAVEGADORA
Ao se dirigir ao Careiro da Várzea, Amazonino postou imagens pilotando o timão do próprio barco e lembrou seu primeiro mentor político, Gilberto Mestrinho, o boto navegador, que tinha o timão de um barco como símbolo político-eleitoral. Arthur mostrou um pouco mais de fôlego e visitou também Rio Preto da Eva, outro município da Região Metropolitana de fácil acesso para quem tem a capital como ponto de partida.
ENCONTRO MARCADO
Marcado para os próximos dias, o encontro público entre o governador Wilson Lima (UB) e o prefeito David Almeida (Avante) reacendeu as especulações sobre a união dos dois grupos políticos nas eleições deste ano. Governo e prefeitura de Manaus estarão juntos para apresentar a parceria em um programa que promete asfaltar mais de 10 mil ruas na capital. O encontro, contudo, tem sido apontado como mais do que um compromisso institucional. Há quem veja como mais um indício que as duas máquinas caminharão juntas em campanha este ano.
SORTEIO DE POUCA SORTE
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, foi o sorteado para ser o relator da ADI impetrada pelo Governo do Amazonas contra a incidência da redução do IPI sobre os produtos produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM). O Estado não deu sorte, já que o ministro foi duramente cobrado por bolsonaristas ao votar a favor da condenação do deputado federal Daniel Silveira (PTB), tentando se mostrar independente.
“TERRIVELMENTE EVANGÉLICO”
Mendonça tem em seu poder a única maneira de, por meio de uma decisão liminar monocrática, sustar os efeitos do decreto presidencial sobre os produtos do Polo Industrial de Manaus. A questão é: ele teria coragem de ir contra os preceitos do presidente mais uma vez? A indicação do ministro ao STF foi o cumprimento da promessa de Bolsonaro de colocar alguém “terrivelmente evangélico” na Corte Suprema. Será que Mendonça ainda se sente em dívida com o presidente?
ARGUMENTOS TÉCNCOS
Por via das dúvidas, uma equipe técnica formada por membros da área econômica e jurídica do Governo do Estado, capitaneada pelo governador Wilson Lima, vai na quarta-feira (27) ao STF se encontrar com o ministro. A esperança é que os irrefutáveis argumentos técnicos que mostram que a Zona Franca é protegida pela Constituição, e que a medida presidencial significa a derrocada econômica de toda uma região, com consequências igualmente negativas para a economia da União, convençam o ministro.
WELCOME TO THE JUNGLE
Em encontro com a empresária Beth Dezembro, da Fábrica de Eventos, o prefeito David Almeida mais uma vez deixou no ar a possibilidade de a banda de rock Guns’n Roses seja uma das atrações do festival Paço a Passo deste ano. Especulação não confirmada nem pelo prefeito nem pela empresária. A verdade é que os dois se encontraram para começar a alinha a realização do evento em si. A atração internacional ainda continua na vontade do prefeito, sem nada que confirme sua presença no festival.
“MEU NOME É PRONTO”
Vai ser no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) a 7ª reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM). O encontro é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).