Praciano aponta contradição entre luta pela ZFM e fidelidade a Bolsonaro

Pré-candidato a deputado estadual pelo PT, o ex-deputado Federal Francisco Praciano divulgou um vídeo neste fim de semana no qual põe o dedo na ferida: a fidelidade ao presidente Jair Bolsonaro (PL) é incompatível com uma postura mais aguerrida na luta pelos interesses da Zona Franca de Manaus (ZFM). Para o petista, se os políticos do Amazonas insistirem em apoiar Bolsonaro, o povo “não apoiará o agressor”. Para Praciano, a resposta popular virá nas urnas, em outubro.

EMPRESARIADO TAMBÉM FRAQUEJA

Praciano se refere especificamente à classe política e ao novo decreto editado, mais uma vez no apagar das luzes da véspera de um feriadão, reduzindo o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A crítica, entretanto, se estende ao empresariado da ZFM, que também insiste em não encontrar, diante dos virulentos ataques perpetrados contra o modelo Zona Franca, motivo para se desencantar com o presidente-mito.

FIEAM E CIEAM NO MORDE E ASSOPRA

Tanto a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) quanto o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) mantêm uma cômoda postura de morde assopra. Para não romper com o bolsonarismo, em vez de gritaram de dor ante a punhalada pelas costas, preferem elogiar outras medidas do governo para, só então, afirmar educadamente que a redução do IPI prejudica a ZFM. O resultado é que soa como se dissessem: “deu uma arranhadinha”.

NÃO SE POSICIONA CONTRA

A Fieam, por exemplo, afirmou literalmente, em nota divulgada publicamente, que “não se posicionou e não se posiciona de forma contrária à medida que é benéfica para boa parcela da indústria nacional”. A afirmação introduz uma série de elogios a medidas econômicas tomadas pelo atual governo federal para, só então, tratar do quesito prejuízo à ZFM. Parece a muitos analistas, e ao REBOJO também, que é hora de se posicionar, sim, contra a medida da forma que ela foi apresentada. Resolvido o problema da ZFM, aí sim, quem sabe, pode-se pensar em elogiar o “agressor”, como classifica Praciano.

“ACERTA EM QUESTÕES NACIONAIS”

O presidente do Cieam, Wilson Périco, em entrevista à jornalista Rosiene Carvalho, também não se privou de elogiar a política econômica do governo federal: disse que acerta em questões nacionais, mas cria problemas sérios para a Zona Franca. Ao REBOJO, em ocasião anterior Wilson Périco já havia afirmado que considerava que o presidente não sabia exatamente o teor do decreto e que, assim que tomasse conhecimento dos prejuízos à ZFM, voltaria atrás. Como se vê, estava errado.

“JOGADO CONTRA OS AMAZONENSES”

Mesmo não sendo apoiador de Bolsonaro, já tendo sido inclusive ofendido pelo presidente com palavras de baixo calão em reunião ministerial, o ex-prefeito e pré-candidato ao Senado Arthur Neto (PSDB) corrobora com a versão de que o mandatário federal é “inocente”, ao afirmar que “o presidente Jair Bolsonaro, que pleiteia a reeleição, está sendo jogado, pelo ministro Paulo Guedes, contra o povo amazonense”. Ora, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello já não ensinou que a cartilha reza que “um manda, o outro obedece”? O preceito não funciona, então, para Paulo Guedes?

NÃO REDUZ PREÇOS

Ao repercutir análise de economistas com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) e demais indicadores, o deputado federal Marcelo Ramos (PSD) afirma que o decreto do IPI quebra o Amazonas e mata empregos, mas não reduz preços. A verdade é que o decreto que reduziu em 25% o IPI não se refletiu em diminuição dos preços dos carros e eletrodomésticos. Ou seja, bens como geladeira, máquina de lavar, fogão e carros continuaram subindo de preços nos dois últimos meses, pressionando a inflação.

DOMINÓ, UMA ANTIGA PAIXÃO

Sem se preocupar com as críticas que a paixão pelo jogo de dominó já lhe rendeu, o pré-candidato ao Governo do Estado Amazonino Mendes (Cidadania) postou em suas redes sociais a visita que fez à “Faculdade do Dominó”, neste fim de semana. A recepção calorosa e cenas do “Negão” jogando dominó e tomando cerveja foram incluídas no vídeo postado. Amazonino já foi acusado por adversários diversas vezes, em campanha e no exercício de cargos do executivo estadual e municipal, de deixar de governar para “ficar jogando dominó”.

“SÓ TEM EU”

“Só você não percebeu que só tem eu. Volta pelo amor de Deus!”. Os versos do sucesso do cantor Zé Felipe emolduram outra postagem de Amazonino, sempre “on” nas redes sociais. Com o bloco na rua há quase duas semanas, o pré-candidato e dublê de influencer digital postou o corpo a corpo que fez na Zona Leste, onde foi recepcionado com gritos de “é o nosso eterno governador”. Daí, seus adms acharem por bem colocar “Só tem eu” como trilha sonora.

COMUNICADORES DE DAVID

Não é somente na seara dos políticos que o prefeito David Almeida vem arregimentando quadros para fortalecer seu Avante no Amazonas. Neste final de semana, chamou a atenção um grupo grande de comunicadores que se filiou em bloco ao partido do prefeito. O comandante da ação coletiva foi o ex-secretário municipal de Limpeza Pública e virtual candidato a vice-governador Sabá Reis (Avante).

COMEMORAÇÃO

A presidente da Comissão de Proteção Animal, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa (CPAIP), deputada estadual, Joana Darc (UB) está comemorando a assinatura da Ordem De Serviço para o início das obras do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas. Para a deputada, que é idealizadora do projeto e responsável por enviar recursos de emenda parlamentar para a concretização das obras, trata-se de um momento histórico vivido pelos animais e protetores no Amazonas.