Prefeitura retoma atividades no Dia Mundial da Atividade Física. Ação aconteceu na Unidade de Saúde Básica (UBS), Ivone Lima, no bairro Coroado, zona Leste de Manaus.
Prefeitura retoma atividades no Dia Nacional da Atividade Física.
Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, a prefeitura de Manaus iniciou a retomada da prática de exercícios físicos, esta quarta-feira (6/4)
A prática tinha sido suspensa em 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19, que impôs o distanciamento social e a permanência em casa, para evitar aglomerações.
O local foi a Unidade Básica de Saúde (UBS), Ivone Lima, que está localizada no bairro Coroado, zona Leste de Manaus.
Durante toda a manhã, foram realizadas atividades físicas dirigidas aos usuários da UBS, moradores do bairro e adjacências.
Pacientes com comorbidades retomam prática de exercícios físicos em grupo
O estímulo à prática de exercícios físicos é uma das estratégias do município, para a promoção da saúde e controle de doenças.
O objetivo, portanto, é gerar melhoria de vida da população e impactar na redução de doenças e dos fatores de risco, relacionados ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
A falta de atividade física e o sedentarismo, assim como a má alimentação, são alguns dos fatores de risco que podem levar à obesidade, diabetes, hipertensão arterial e alguns tipos de câncer.
Com a pandemia, foi necessário suspender as atividades em grupo de forma geral, mas agora, com a redução de casos da Covid-19 e o avanço da vacinação, as atividades voltaram.
A secretaria de Saúde do município, diante do avanço do quadro vacinal, iniciou o processo de retomada de algumas atividades, procurando manter os cuidados, ainda recomendados.
A UBS iniciou os grupos para a prática de atividade física em 2014, reunindo pacientes encaminhados após o atendimento e avaliação médica.
A retomada aconteceu na última segunda-feira (4/4), com o grupo do público adulto, com aulas duas vezes por semana. Os médicos da UBS atuam na encaminhada dos alunos.
Eles enviam os pacientes que apresentam alguma comorbidade como hipertensão, diabetes e depressão.
Fonte: Semsa