Polo Industrial de Manaus quer usar greve como estratégia

Diante da total indefinição de salvaguarda da Zona Franca de Manaus (ZFM) diante do decreto do Governo Federal que reduz o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25%, os trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) já consideram se mobilizar em forma de greve para chamar atenção para a gravidade da questão. De acordo com o vereador Sassá da Construção Civil (PT), a greve pode ser deflagrada a qualquer momento.

ALERTA DE GREVE

O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) está marcando um alerta de greve para a próxima sexta-feira (8), no intuito de pressionar o poder público para que tome providências no sentido de revogar o decreto, ou republicá-lo com a devida proteção aos produtos fabricados no PIM. Caso o alerta não surta o efeito desejado, a ideia é deflagrar a greve na próxima semana.

POSIÇÃO DOS PATRÕES

Ainda não há um posicionamento mais agressivo, mais definido, por parte das entidades patronais, ainda que o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, já tenha declarado que é preciso mudar a estratégia, quando o Governo Federal não cumpriu a promessa de republicar o decreto salvaguardando a ZFM. Nos bastidores, há quem diga que o patronato não se opõe à ideia de greve. Afinal, a mobilização não seria contra os patrões, mas contra o poder público.

MULHERES CONTINUAM MAIORIA

As mulheres continuam compondo a maioria do eleitorado no Amazonas. São 1.186.296 (51,15%), contra 1.132.940 (48,85%) eleitores homens. Curiosamente, já que são conhecidamente mais longevas que os homes, só são minoria na faixa etária superior a 79 anos, na qual somam-se 17.297 eleitores homens e 15.285 eleitoras mulheres.

NÚMEROS PODEM MUDAR ATÉ 4 DE MAIO

A grande maioria dos eleitores amazonenses encontra-se na faixa etária dos 25 a 34 anos: 304.776 mulheres e 286.816 homens, totalizando 591.592 eleitores. No total geral, o Amazonas soma 2.319.358 eleitores. Os dados são do TSE e podem ser alterados até 4 de maio, prazo final para a emissão de novos títulos de eleitor.

NOVO JUIZ SUBSTITUTO NO TRE

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nomeou para o cargo de juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) Pedro de Araújo Ribeiro. Ele ocupará a vaga decorrente da renúncia de Fabrício de Frota Marques.

“CONTATINHO” ROBÔ

A Justiça eleitoral lançou a campanha “Salve esse Contatinho”, divulgando um número de whatsapp pelo qual os eleitores podem esclarecer dúvidas, saber tudo sobre o título de eleitor, biometria e saber o que é fato ou fake em relação às eleições 2022. O “contatinho” em questão é um “bot”, abreviatura de robot (robô, em inglês), preparado para esclarecer as mais frequentes dúvidas e as questões que surgirem sobre o pleito. O “contratinho” atende no aplicativo de mensagens pelo número 61 9637-1078.

CASAMENTOS LIBERADOS

A partir desta terça-feira (5), as restrições que a pandemia havia imposto para a realização de casamentos presenciais em cartórios, buffets, casas de festa e afins estão suspensas. A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas revogou os impedimentos para a realização das cerimônias presenciais, deixando as regras a cargo da autoridade celebrante e do registrador responsável, desde que observadas as determinações de saúde pública expedidas por órgãos federais, estaduais e municipais.