Deputado Ângelo Figueira se despede do parlamento estadual. O deputado deixa o parlamento para o retorno da deputada Alessandra Campêlo, que estava licenciada da Casa Legislativa.
Deputado Ângelo Figueira se despede do parlamento estadual.
Em clima de despedida, por conta de seu último dia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Angelus Figueira (DC) aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 132 de 2022, que concede crédito e dispensa Licenciamento Ambiental para atividades agropecuárias e de aquicultura de pequeno potencial poluidor e degradador, exercidas por agricultores familiares. O deputado deixa o parlamento para o retorno da deputada Alessandra Campêlo, que estava licenciada da Casa Legislativa.
Figueira subiu à tribuna para agradecer o companheirismo dos demais parlamentares, ao longo dos 12 meses, que exerceu o mandato. Ele recordou que todos os Projetos de Lei que apresentou foram aprovados pela Casa. “Agradeço o apoio unânime dos colegas. Meus projetos caminharam de forma célere e democrática”, afirmou.
Em aparte, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, desejou sucesso e reafirmou a admiração. “Sempre acompanhei sua trajetória em defesa do setor primário. Você deixa um legado. Deixa a sua marca na Assembleia Legislativa, por todo o trabalho”, acentuou. Cidade disse ainda que costuma aprender com as pessoas que têm mais experiência e tentar melhorar. Você é um caboclo que entende a realidade do nosso Estado. Tenho certeza de que ainda contribuirá muito com o nosso Amazonas”, finalizou.
O deputado Serafim Corrêa (PSB) lembrou da amizade com Figueira, desde a infância, e também da contribuição do parlamentar à Aleam. “Todos ganhamos com sua presença, por trazer um olhar ao setor primário. Acredito que com a aprovação dos Projetos de Lei a situação ficará menos difícil para os produtores rurais”, salientou.
Os políticos têm de servir ao povo, salientou o deputado Carlinhos Bessa (PV), ao falar da atuação de Figueira. “O senhor sempre serviu, seja ao povo de Manacapuru e ao povo do Amazonas como um todo. Para nós, é uma grande perda, por saber que o senhor é um dos grandes defensores da produção rural do nosso estado”, avaliou.
O deputado Wilker Barreto reiterou que alguns passam uma legislatura inteira e não conseguem produzir o que Figueira produziu. “O senhor fez muito em doze meses.
Desejo êxito nessa nova fase. Sua presença no parlamento sempre será importante”, afirmou Barreto.
Abdala Fraxe (Podemos) também prestou homenagens e agradeceu Figueira pela convivência no parlamento. “As histórias a respeito de Vossa Excelência sempre são exitosas e relevantes. Isso acontece pelo brilhantismo de sua trajetória”, disse.
Ao lembrar que compartilhou a bancada com o Figueira, o deputado Adjuto Afonso (PDT) salientou a importância dos projetos aprovados. “Tive o privilégio de compartilhar sua presença em duas legislaturas, tenha a certeza de sua contribuição ao Amazonas”, resumiu.
Reajuste nos remédios
Ainda na Sessão Ordinária, desta quinta-feira, a deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas) falou sobre o reajuste de 10% no valor dos medicamentos anunciado na última quarta-feira (30) pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
De acordo com a parlamentar, o valor do aumento é brusco, tendo em vista que o poder de compra da população caiu. “É inaceitável esse aumento sem a contrapartida de aumento do salário mínimo. Que os nossos parlamentares da Câmara Federal atuem contra esse aumento e ser a voz do povo brasileiro e amazonense”, salientou.