A escolha de Wilson e David: personalismo ou consolidação de um grupo

Cada vez mais fortalecidos como as mais novas e robustas lideranças políticas que surgiram no cenário amazonense nos últimos anos, o governador Wilson Lima (UB) e o prefeito David Almeida (Avante) se encontram atualmente em uma encruzilhada. Daqui por diante, há dois caminhos a seguir: ou investem no personalismo e na força política que cada um, paralelamente, tem exibido; ou se unem na consolidação de um grupo que teria grandes chances de revezar no poder por muito tempo, a exemplo do que já vimos acontecer no Amazonas nos últimos 40 anos.

ANTAGONISMO ENFRAQUECE

Caso escolham a primeira opção, continuarão com o poderio político que têm demonstrado, mas saem enfraquecidos ao arriscar formar grupos antagonistas. E, neste caso, se tornar opositores é um risco, já que apenas um sai vencedor, cabendo ao outro a pecha de perdedor, vencido.

UMA MÃO LAVA A OUTRA

Na hipótese de se unirem, o que até algumas semanas era dado como favas contadas, concentram uma grande força política, capaz de garantir a reeleição de Wilson Lima em 2022, a reeleição de David em 2024 e, quiçá, garantir David Almeida como substituto de Wilson Lima em 2026. Capacidade de articulação e de atrair aliados a seus projetos políticos, ambos têm demonstrado ter de sobra. O empecilho para a criação de um consórcio David-Wilson é justamente o personalismo e falta de capacidade de aceitar o protagonismo de cada um na hora certa.

O PODERIO DE WILSON

A força política de Wilson Lima tem se mostrado no arco de alianças que ele tem arregimentado em torno de sua candidatura à reeleição. Já são 41 prefeitos do interior filiados ao seu União Brasil. Nesta terça-feira (29), Wilson também apresentou uma forte chapa de candidatos à Câmara Federal composta por Saullo Vianna, Delegado Pablo, Pauderney Avelino, Louismar Bonates, Fausto Junior, Delegada Emília Ferraz e uma Bancada coletiva de mulheres.

O PODERIO DE DAVID

David Almeida, por sua vez, também tem demonstrado vigor político, no fortalecimento que tem comandado em seu partido, o Avante, mesmo em ano eleitoral que não envolve diretamente a governança municipal. Só nos últimos dias, trouxe para o seu Avante o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, oriundo do PL de Alfredo Nascimento e Jair Bolsonaro; o ex-deputado federal Hissa Abrahão, que deixou o PDT de Ciro Gomes; o vereador Marcelo Serafim, vindo do PSB de seu pai, Serafim Corrêa; e o ex-presidente do Hospital Francisca Mendes, Marcus Grangeiro.

APROVAÇÃO POPULAR

David Almeida tem dito que espera formar a maior bancada de deputados estaduais e federais nestas eleições. E tem a seu favor a aprovação popular, que oscila em torno de 80%, de acordo com pesquisas de opinião.

SABÁ REIS PAPARICADO PELA CMM

Nesta quarta-feira (30), o secretário municipal de Limpeza Urbana e pré-candidato à Câmara Federal pelo Avante, Sabá Reis, recebeu uma saraivada de elogios por ocasião de sua passagem pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os vereadores não só enalteceram à exaustão a gestão de Sabá Reis frente à pasta, como também aprovaram por unanimidade a concessão da Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Trata-se da mais alta honraria concedida pela CMM. A cerimônia ainda não tem data definida.

PLÍNIO TROCA ARTHUR POR AMAZONINO

Na queda de braço que continua em voga nos domínios do PSDB Amazonas, o senador Plínio Coelho trocou de adversário: sua briga agora é com o ex-governador Amazonino Mendes, que anunciou sua filiação ao Cidadania e a consequente pré-candidatura pela federação que será formada entre a legenda e o PSDB. Momentos após o anúncio, Plínio reafirmou que continuaria pré-candidato ao governo pelo PSDB. Agora, a disputa envolve também os acordos feitos entre os diretórios nacionais das agremiações, com a balança claramente pendendo para o lado do “Negão”.

CONSELHEIRAS TUTELARES EM ALTA

As conselheiras tutelares estão em alta nas eleições 2022. Nos últimos dias, duas candidaturas coletivas à Câmara Federal envolvendo exclusivamente conselheiras tutelares foram anunciadas. O União Brasil lançou, nesta terça-feira (29), a pré-candidatura da “Bancada Delas”, formada pelas conselheiras tutelares Kiky Anjos, Adelyane Lobato, Rosália Bernardino, Nivia Abrahão e Marinez Paz do Nascimento. Já o PSD vai anunciar, nesta quinta-feira (31), a pré-candidatura de uma bancada coletiva formada pelas também conselheiras tutelares Aná Campos, Ana Célia Santos, Iolane Oliveira, Nazaré Acris e Mayra Evangelista.

APROVADO COM LOUVOR

O secretário estadual de Articulação, Luis Fabian, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para ocupar o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). O posto ficou vago após a Corte de Contas acatar o pedido de antecipação de aposentadoria do conselheiro Júlio Cabral. Fabian foi sabatinado, elogiado por alguns deputados e, logo em seguida, aprovado com o aval de todos, ou seja, com louvor.