Manaus ganhará mais três Unidades Básicas de Saúde porte IV. Ordem de Serviço para o início das construções foi assinada pelo prefeito David Almeida, esta terça-feira (30/3).
Manaus ganhará mais três Unidades Básicas de Saúde porte IV.
As novas três Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão construídas por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos de mais de R$ 18 milhões em obras e equipamentos.
A solenidade da assinatura da Ordem de Serviço aconteceu no Parque das Tribos, na região do Tarumã-Açu, na zona Oeste, que receberá a primeira unidade.
Essa unidade, que também será destinada ao atendimento da população do entorno, estimada em 40 mil pessoas, será específica para atender a comunidade indígena.
São, aproximadamente, 4,5 mil indígenas das 35 etnias que residem no local.
Estiveram presentes à solenidade de assinatura, a secretária de Saúde do município, Shádia Fraxe, mais o prefeito David Almeida.
Prefeito assina Ordem de Serviço para construção de UBS em comunidade indígena, que atenderá também os moradores do entorno.
Além da unidade do Tarumã, outras 2 serão construídas. Uma no bairro Petrópolis, zona Sul, e a outra no Parque Mosaico, no bairro Lírio do Vale, na zona Oeste.
As três unidades vão seguir o maio padrão de Atenção à Saúde Primária em Saúde da rede municipal.
Terão 1,2 mil metros quadrados de área construída e capacidade para realizar até 1,2 mil atendimentos por dia.
Cada unidade está estimada em R$ 6,1 milhões. Além disso, 99 UBSs serão reformadas este ano, ampliando assim, o atendimento básico oferecido pela secretaria de Saúde do município.
Existem, atualmente, 19 UBSs porte IV, que serão construídas ainda nesta gestão da prefeitura segundo garantiu o prefeito, durante a solenidade.
Com isso, segundo ele, Manaus conseguirá chegar ao primeiro lugar em melhor atendimento básico de saúde no Brasil.
Serviço
As comunidades atendidas pelas nova unidades de saúde terão acesso a consultas médicas e de enfermagem na atenção básica, visitas domiciliares e promoção à saúde.
Terá, também, acompanhamento de programas sociais, identificação e manejo clínico da tuberculose e hanseníase, atenção à vigilância nutricional e vacinação.
Também será oferecida assistência ao pré-natal e puerpério; assistência ao climatério (menopausa), assistência ao recém-nascido, promoção e apoio no aleitamento materno.
Obras
O Plano de obras prevê a construção de 15 unidades de saúde porte IV e outras 6 unidades, que incluem 2 UBSs de menor porte.
Prevê, ainda, a construção de uma sede do SAMU, um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), a Central do Programa Leite do Meu Filho e a Base de Apoio às unidades básicas fluviais.
Além disso, 25 UBSs serão reformadas e outras 53 serão revitalizadas.
Fonte: Semcom